top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiana Salgado

Distribuidor de painel solar no Brasil: saiba mais

Atualizado: 13 de jul. de 2023

Uma das principais consequências do desenvolvimento de um novo setor como o da energia solar, por exemplo, é a criação de novas empresas e, por conseguinte, novos empregos. Nesse sentido, a ação do distribuidor de painel solar no Brasil se consolida com a certeza de continuar crescendo nos próximos anos. De fato, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) estima crescimento de mais de 100% para 2022, repetindo resultados de anos anteriores.

Com a exploração de um novo setor, cria-se toda uma cadeia de produção, que envolve não apenas a fabricação dos painéis solares, mas também milhões são investidos em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais. Além do distribuidor, o integrador solar também desempenha um papel fundamental.

Afinal, é ele que vai trabalhar na conquista definitiva do consumidor de energia solar, quer seja em uma residência ou em uma empresa. Aliás, conforme matéria do G1, a energia solar conseguiu registrar um marco na produção em agosto. O crescimento médio anual do setor, incluindo os diferentes sistemas de produção, nos últimos sete anos, é de cerca de 151%, segundo afirmação da ENEL.


O crescimento do distribuidor de painel solar no Brasil

O distribuidor faz o papel de reunir os fabricantes em um só lugar facilitando, assim, que o integrador economize tempo e recursos na busca dos equipamentos mais adequados. Portanto, a SolarMarket também desempenha essa função, pois os seus mais de 1800 integradores podem comprar, de forma coletiva, dos maiores distribuidores do Brasil.

Logo, enquanto um distribuidor pode agrupar vários fabricantes, a SolarMarket, por sua vez, reúne diversos distribuidores. Esta é, sem dúvida, uma das grandes vantagens que o integrador solar conquista, para ajudá-lo a desenvolver o seu trabalho. Por isso, basta se associar a uma empresa que tem um software que integra o distribuidor de painel solar no Brasil ao seu sistema, como a SolarMarket.

Só para ilustrar, imagine o ganho de tempo ao realizar as cotações de preço das diferentes partes do sistema fotovoltaico. São inúmeros modelos de painéis solares, com capacidades diferentes, que visam atender aos interesses de clientes com situação financeira e gostos também distintos.

Acrescentando o inversor, o microinversor e outros equipamentos necessários, aliados ao grande número de distribuidores, percebe-se que é um monte de trabalho. Ademais, o que há de novidade em qualquer distribuidor de painel solar no Brasil aparece na lista para consulta dos integradores da SolarMarket.

As empresas que atuam na distribuição dos componentes fotovoltaicos reconhecem a importância da automação na elaboração das propostas. Por outro lado, uma empresa de automação, como a SolarMarket, é o foco onde os integradores estão se concentrando na busca por oferecer mais rapidez, bem como eficiência na elaboração de propostas e orçamentos de seus clientes.

Dessa forma, o sistema fotovoltaico se apresenta como uma grande oportunidade de negócios para diversos setores, incluindo indústria, comércio e prestação de serviços. E todos estão em crescimento, acompanhando o desenvolvimento do distribuidor de painel solar no Brasil.

A cotação e a compra dos componentes do Kit Solar

O painel solar e o inversor são os principais elementos na produção da energia solar. Contudo, nem sempre quem produz o painel fabrica o inversor ou outros aparelhos como os otimizadores de potência. Os otimizadores são equipamentos auxiliares que são criados para melhorar o desempenho do sistema.

Conforme a boa prática de uma cotação de preço, se faz necessário, no mínimo, três buscas de preço em fornecedores diferentes para cada item. Fazer esse serviço bem feito, de modo individual, causa um grande desperdício de tempo, que poderia ser usado na captação de novos clientes.

O integrador solar de hoje dificilmente irá cotar preço diretamente de um distribuidor de painel solar no Brasil. Certamente que isso é possível, mas totalmente inviável se ele busca competitividade. Assim, com o uso da automação e inteligência artificial, ele faz esse trabalho de modo prático e rápido.

Na plataforma SolarMarket, a proposta completa fica pronta em dois minutos. Além disso, você pode realizar tudo junto ao cliente, se for necessário. Qualquer alteração pode ter o ajuste imediato, uma vez que existem milhares de combinações possíveis de equipamentos que podem atender uma única demanda.

Quem bate o martelo na decisão final é o cliente, conforme as suas necessidades, bem como a quantidade de energia que deseja produzir. O processo é simples quando executado de acordo com os procedimentos mais modernos e tecnológicos.

A expressão tecnologia de ponta, quando bem usada por sua marca, já impressiona o futuro cliente. A SolarMarket pode garantir esse efeito, pois tecnologia é o nosso principal produto.

Software de automação e os distribuidores

A automação com o uso de inteligência artificial (IA) não se aplica apenas na hora de elaborar as propostas e orçamentos, embora na SolarMarket o distribuidor de painel solar no Brasil tenha um espaço garantido para vender seus produtos.

Porém, o cliente da SolarMarket é você, integrador solar. Desse modo, é para simplificar o seu trabalho que a SolarMarket desenvolve novas tecnologias, inclusive para integrar os distribuidores de painéis fotovoltaicos.

A integração dos distribuidores de painéis solares em uma única plataforma é uma consequência da globalização de padrões, bem como de sistemas de vendas.

Esse mesmo processo ocorre em vários outros segmentos industriais. O objetivo principal, como acontece aqui na SolarMarket, é deixar o integrador solar cuidar bem dos clientes existentes, ao mesmo tempo em que atua para conquistar outros.

A parte que cabe ao sistema de automação fazer corresponde a quase toda a operação administrativa do integrador solar, principalmente no que toca ao atendimento e o acompanhamento personalizado do cliente. Com a finalidade de facilitar a comunicação, o sistema SolarMarket registra e armazena todo o percurso do cliente em sua empresa.

A calculadora solar é uma ferramenta dentro do sistema para transformar a curiosidade em interesse e, posteriormente, em vendas. De fato, a comprovação de modo quase instantâneo do valor possível de economizar na conta de energia, pode converter muitos curiosos em clientes. E esse é apenas um dos muitos benefícios que o integrador solar tem acesso ao assinar o sistema SolarMarket.

Como a automação e a IA são realidades incontestáveis, presentes em todos os setores, não apenas na economia, mas também na vida no geral, de nada adianta reclamar de seu preço. O distribuidor de painel solar no Brasil a usa, e o integrador antenado em tecnologia sabe de suas vantagens.

O custo da automação

A automação influi no preço final do sistema fotovoltaico? Certamente que sim. Contudo, o cliente geralmente paga a mais sem reclamar quando constata que o seu fornecedor trabalha com o melhor da tecnologia. Assim, entre dois integradores, se um deles consegue orçar o projeto em poucos minutos, e o outro pede uns dias, o cliente ficará com o primeiro, ainda que pague a mais.

Isso acontece porque o cliente de hoje sabe da importância do uso da tecnologia em todos os aspectos da vida moderna. Como resultado, ele chegará à conclusão de que o integrador solar que não se utiliza desses recursos não tem o preparo necessário para trabalhar com algo tão complexo quanto a energia.

Portanto, deixe claro aos seus clientes que a IA, assim como a automação de processos, fazem parte da sua rotina de trabalho. A tecnologia tem o poder de impressionar as pessoas, principalmente na hora da aquisição de bens ou serviços. Esse efeito da tecnologia pode beneficiar tanto o integrador solar quanto o distribuidor de painel solar no Brasil.

Ainda que tenha uma certa frieza, é a lógica dos fatos, é como o sistema funciona. Por isso, não se preocupe quanto ao adicional que ocorrerá ao implantar o sistema de gestão da SolarMarket em sua empresa.

Esse acréscimo se diluirá no custo total do projeto. Ademais, é como o seu concorrente está fazendo e se dando muito bem.

É muito importante entender que empreender deve ter como resultado mais qualidade de vida para o empreendedor, assim como para a sua família e seus colaboradores, enfim, para todos que participam do processo.

Distribuidor de painel solar no Brasil: considerações finais

A SolarMarket trabalha de tal forma que qualidade de vida, melhores ganhos, tempo para executar outras atividades, inclusive para se dedicar à busca de novos clientes, entram como consequências naturais do uso da automação. São itens sem preço, mas de alto valor agregado.

A evolução dos componentes do Kit Solar é uma prova óbvia de que a tecnologia é um artigo indispensável em nossos dias. Então, se é assim para os equipamentos, por que não seria para os sistemas de gestão? O sistema de gestão com IA não é uma questão de opção, porém escolher qual utilizar pode fazer muita diferença.

A SolarMarket o convida para conhecer, sem nenhum compromisso, o nosso sistema de gestão para o integrador solar, que conta agora com o inovador sistema de compra coletiva de equipamentos para energia solar.

Clique aqui para acessar. São mais de 1800 integradores, em busca de vantagens na hora da compra, número que, com toda a certeza, faz muita pressão no momento de pedir condições especiais.

Por fim, o distribuidor de painel solar no Brasil contribui para o crescimento da SolarMarket e, de maneira idêntica, coopera no trabalho do integrador solar. Ao mesmo tempo, constrói o seu próprio sucesso. É uma cadeia produtiva que se forma em função de um produto, no caso a energia solar.


27 visualizações0 comentário

Comentarii


bottom of page