top of page
Buscar
  • julianacavichiolo

Marketing Digital para o integrador solar

Atualizado: 11 de jul. de 2023



Desta vez, vamos abordar um tema que é indispensável para todos os empreendedores, já que mesmo os gigantes financeiros nunca deixam de utilizar: o Marketing Digital.

A importância do uso das técnicas de Marketing Digital está explícita no ambiente online, onde é possível observar os diferentes tipos de estratégias de marketing. Assim, o Marketing Digital é definido como um conjunto de práticas e estratégias de publicidade com foco no ambiente virtual ou digital. De fato, é tanta publicidade na Internet que a impressão que temos é que ela foi criada especificamente para promover vendas.


Nesse sentido, o integrador solar precisa ter a certeza de que sua empresa tem condições de ser vista na internet, seja por meio das redes sociais, de anúncios pagos, ou ainda por meio de Marketing de Conteúdo, por exemplo.


Pensando em ajudar você, integrador solar, preparamos esse material informativo, para que você esteja familiarizado com as mais importantes técnicas do Marketing Digital como o Inbound Marketing, a Persona e o Marketing de Conteúdo. Boa leitura.


A importância de ter um blog ou site


Uma pessoa física que trabalhe com vendas pode até faturar somente com a divulgação de seus produtos ou serviços nas redes sociais. Porém, o mesmo não se aplica para uma empresa que queira usar publicidade online, principalmente se optou em praticar as técnicas de Marketing Digital.


A plataforma de automação da SolarMarket disponibiliza um site personalizado ao integrador solar assinante, mas nada impede que ele possua outro site ou blog para divulgar a sua empresa.


O site também facilita a criação de autoridade e transparência da marca ao oferecer ao cliente um lugar certo para encontrar a sua empresa. Ademais, o site ou blog é o melhor caminho para implementar muitas das técnicas de Marketing Digital como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.


A Persona


A persona é uma representação das características principais do seu público-alvo. Assim, no caso da SolarMarket, a persona não abrange todos os integradores, mas aqueles que estão preocupados com os problemas na geração de propostas, por exemplo, e estão admitindo a possibilidade de automatizar esse e outros serviços de sua empresa assinando uma plataforma de gestão.


A importância da persona reside no fato de que é possível concentrar o esforço publicitário, atingindo, principalmente, os que estão dentro do público-alvo, mas já têm algum interesse no produto ou serviço.


Embora a persona seja um perfil criado por profissionais de marketing, esse perfil se baseia nos anseios de consumidores verdadeiros.


Para representar melhor o seu público quando ele é muito variado é possível criar mais de uma persona. Contudo, a criação de muitas personas pode tirar o foco de seu conteúdo. O ideal é usar o bom senso para não comprometer a sua estratégia de marketing.


A criação da persona possibilita enviar uma mensagem para um público mais restrito, que por meio de uma pesquisa na internet já demonstrou alguma dificuldade que a sua empresa pode resolver. Assim, identificar aqueles que buscam uma solução que envolva o seu produto ou serviço é um passo importante na criação da persona.


Redes sociais


As redes sociais que antes serviam apenas para a criação de uma rede de amigos, hoje estão repletas de links patrocinados, que nada mais são do que anúncios. Isso porque as empresas perceberam a importância de interagir com os clientes, em vez de simplesmente divulgar um anúncio de produto ou serviço.


Logo, estar presente nas mais importantes redes sociais por meio de uma página se transformou em uma estratégia de Marketing Digital de fundamental importância. Afinal, é nas redes sociais que você encontra o seu público, ainda que não estejam fazendo compras neste momento, mas somente interagindo com outras pessoas.


As redes sociais formam um canal, não apenas de comunicação de único sentido, uma vez que acontece a interação entre o cliente e a empresa. Tornar a empresa conhecida nas redes sociais, e não somente o produto, produz o engajamento dela com o público, que é um dos principais objetivos do Marketing Digital.


Na verdade, uma das estratégias do Marketing Digital é promover a identificação do público com a marca e os valores ou ideais que ela representa. Uma boa campanha nas redes sociais pode fazer o público ajudar na divulgação de sua marca por meio do compartilhamento de conteúdo na rede. A divulgação da marca é uma técnica de branding, que você vai conhecer mais detalhes no próximo bloco.


Investir em branding


O termo branding significa marcar, na tradução para o português. É uma variação de brand, que significa marca em inglês. A técnica de branding agrupa o conjunto de ações que uma empresa pode executar para tornar a sua marca popular. Então, branding no universo do marketing quer dizer gestão de marca.


É um processo de valorização da marca, tornando a mesma respeitável e bem aceita pelo público. Uma boa estratégia de branding pode deixar a sua marca com valor próprio, independente dos produtos ou serviços que ela representa.


Ao contrário do que muitos pensam, investir na divulgação e fortalecimento de uma marca não é uma ação exclusiva para grandes empresas. Uma pequena empresa também pode colher os benefícios dessa estratégia de marketing, primeiro em um nível mais restrito e depois se expandindo e ganhando outros mercados.


Embora o objetivo da estratégia de branding seja tornar a marca conhecida e respeitada do público, devemos lembrar que o produto ou serviço que ela representa deve ter qualidade para consolidar a estratégia.


O Marketing de Conteúdo


É impossível falar de técnicas de Marketing Digital sem mencionar o Marketing de Conteúdo. Embora já existisse antes da era digital, o Marketing de Conteúdo é atualmente uma das maneiras preferidas pelas empresas, não apenas para atrair, como também para fidelizar os seus clientes.


A técnica consiste em publicar na rede conteúdos relevantes, bem estruturados, que chamem a atenção do buscador que procura a solução de algum problema. Entretanto, não adianta um título vistoso e chamativo para decepcionar o leitor com um texto fraco e monótono, sem atender a demanda do buscador.


É importante destacar a qualidade do texto, pois é isso que fará o pesquisador se tornar um visitante do site. É errado pensar no marketing de conteúdo como uma armadilha de atração, onde o buscador é atraído por um título e não encontra a solução para a sua dor. Esse tipo de atração só funciona uma vez, enquanto o objetivo da técnica é manter o leitor dentro do site, explorando o conteúdo.


O Marketing de Conteúdo funciona tão bem que muitas empresas constroem vários sites, com diferentes temas que, às vezes, têm pouca ou nenhuma relação com o seu produto ou serviço. O importante é responder a dúvida do leitor, e a partir disso ir direcionando-o, por meio do conteúdo de alta qualidade.


A SolarMarket trabalha com o Marketing de Conteúdo com o objetivo de informar aos seus quase 2000 integradores, que já assinam a plataforma, a respeito de diversos temas que se relacionam com a energia solar. Por outro lado, ainda existem, e estão sempre surgindo outros, milhares de integradores fora do sistema de automação.


São esses integradores que estão sendo convidados, para que participem da nova forma de trabalhar no setor fotovoltaico, com o uso da inteligência artificial. Assim, o Marketing de Conteúdo está estreitamente ligado ao Inbound Marketing, uma outra técnica de Marketing Digital que o leitor vai ver a seguir.


Inbound marketing


O Inbound Marketing ou marketing de atração é uma técnica de comprovada eficiência, que o integrador solar pode e deve usar em seus sites ou blogs. Neste sistema, a empresa não procura o cliente, que vem até ela ao encontrar uma resposta para a sua pesquisa na rede.


A grande sacada do Inbound Marketing é estabelecer uma relação mais próxima com esse leitor, oferecendo conteúdos adicionais de alta qualidade, e criando uma via de dois sentidos onde acontece a interação entre o leitor e a empresa. Para funcionar bem, o Inbound Marketing caminha ao lado do Marketing de Conteúdo.


O Inbound Marketing é excelente para atrair o tráfego orgânico (quando alguém acessa o site sem a necessidade de ver um anúncio pago). A estratégia, quando bem aplicada, conduz o visitante em uma jornada pelo site que deve se transformar em uma venda. A técnica se divide em três etapas, nas quais o interesse do leitor vai aumentando de forma gradual, sempre alimentado por um conteúdo que desperta esse interesse.


Assim, a partir de uma pesquisa que, às vezes, nem tinha tanta importância, o leitor vai aprendendo mais sobre a sua dor, bem como conhecendo os caminhos para livrar-se dela. É por meio dessa técnica que um leitor se converte em um lead, importante elo do Inbound Marketing e do Marketing Digital. Conheça o lead, seu futuro cliente.


O Lead


O termo lead significa conduzir algo ou alguém. No Inbound Marketing o lead é um leitor que buscou uma informação, encontrou uma resposta satisfatória e deixou os seus dados, como o endereço de e-mail e o nome, para futuro contato. Normalmente esses dados são fornecidos em troca de um conteúdo ainda mais detalhado sobre o problema que o tormenta. Esses materiais promocionais podem ser: um e-book ou uma newsletter com temas de seu interesse, entre outros.


Em uma plataforma de gestão como a SolarMarket, esse lead é automaticamente enviado para a equipe de vendas iniciar o trabalho de concretizar uma venda. Na verdade, ele deixa de ser um visitante ocasional ao demonstrar um interesse maior em seu produto ou serviço, deixando os dados pessoais.

É isso que vai acontecer em sua empresa de energia solar após a assinatura de um plano de gestão.


Nenhum lead é desprezado no primeiro momento pela plataforma. Com o tempo, a empresa pode descartar os que eram movidos por uma curiosidade passageira, mantendo em sua lista apenas os que têm um real interesse. A esta altura da jornada o lead ganha um sobrenome: o lead qualificado, que é aquele que tem maior possibilidade de realizar a compra.


Como foi dito, esse lead veio até o seu site de forma espontânea, atraído por uma busca de solução para um problema. No entanto, no Marketing Digital também tem espaço para o tráfego pago. Vejamos, então, o que significa essa expressão.



O Tráfego Pago


No Facebook ele tem o nome de link patrocinado, mas na página de pesquisa do Google aparece mesmo como anúncio. Poucos usuários do Facebook sabem que para ter mais amigos vendo as suas postagens é preciso turbiná-las. Com efeito, turbinar a postagem significa pagar um valor para liberar mais acesso. O valor depende do número de dias e outros critérios das empresas responsáveis.


O importante é que o integrador entenda que não se vai a lugar nenhum (com intenção de crescimento) em um setor disputado como o fotovoltaico sem investir em marketing. Certamente que há muitas opções grátis para anunciar. Contudo, o tráfego orgânico (que é grátis) começa a funcionar a médio e longo prazo, enquanto o tráfego pago tem uma ação mais imediata.


É possível publicar anúncios de vários tipos e tamanhos em plataformas como Google, Facebook, Instagram e muitas outras. Também há lugar para anúncios pagos dentro de sites que conseguem ultrapassar um certo número de acessos. Enfim, empreender traz os seus desafios, mas a publicidade não deve ser um deles e sim uma ferramenta para vencê-los.


O Sorriso no Rosto


Esta parte ficou intencionalmente para o final, embora seja a mais importante estratégia de venda que já se criou: o bom atendimento. De fato, nada do que foi escrito aqui terá utilidade sem um bom atendimento, seja esse atendimento presencial ou virtual. Então, coloque um espontâneo sorriso no rosto, e também em seus vendedores, ao atender um cliente.


Em um ambiente online também é possível colocar um sorriso no rosto de seu site. Que ele seja atrativo, com temas sérios e verdadeiros, que os conteúdos sejam realmente de qualidade e ajudem os seus leitores de alguma forma.


Não se esqueça que o bom atendimento pode levar a sua empresa para dentro do convívio de cada cliente satisfeito. Um único cliente pode gerar vários outros. Isso acontece, principalmente, no caso do integrador solar, que trabalha com um artigo que, além de essencial, exige confiança e responsabilidade.




bottom of page