top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiana Salgado

O que é a gestão de compras no mercado de energia solar?

Atualizado: 13 de jul. de 2023

O que é a gestão de compras?

Você já deve ter ouvido falar do termo "gestão de compras" antes, mas o que ele significa realmente? É isso que discutiremos neste artigo, portanto leia até o final para não perder nenhum detalhe, pois esse é um processo muito importante para a sua empresa.


Então, o que é a gestão de compras? Bem, é um processo que consiste em supervisionar e dirigir as atividades de compras de uma empresa. Isto inclui o planejamento, organização e controle do processo de compras, para assegurar que a organização obtenha os melhores negócios de bens, serviços, e eliminar gastos desnecessários.


Há muitas coisas a considerar quando se trata de gestão de compras, tais como gestão de contratos, gestão de encomendas, avaliação de qualidade, prazo de entrega, e relações com fornecedores. Também inclui atividades como identificar a demanda, negociar preços, e programar próximas aquisições. Pode parecer que tudo isso dá muito trabalho, mas são processos importantes para colocar em prática, caso queira trazer benefícios financeiros à sua empresa.


Em suma, uma empresa necessita de um bom planejamento de compras para adquirir com eficiência todos os suprimentos de que precisa, para que as suas atividades sejam realizadas com sucesso. O principal objetivo da gestão de compras é obter os melhores produtos com melhores preços, garantindo ao mesmo tempo que a empresa receba bens e serviços de qualidade.


Qual a importância da gestão de compras no mercado de energia solar?

Você entendeu o que é a gestão de compras e agora quer saber qual é a importância dela para o mercado de energia solar? Bem, o mercado da energia solar está crescendo muito rápido. Com isso, a concorrência também cresce cada vez mais. E, para que sua empresa saia à frente no mercado, é necessária uma boa gestão de compras para obter um diferencial competitivo.


Isso acontece, porque o gerenciamento eficaz de compras pode trazer maior agilidade às operações de uma organização e melhorar a qualidade dos produtos adquiridos. Ou seja, a gestão de compras é importante para o sucesso de um projeto de usina solar fotovoltaica.

Com um bom sistema de gestão de compras em vigor, a sua empresa também pode usufruir de várias outras vantagens:


1. Economia nos custos de aquisição:

Ao negociar melhores preços com os fornecedores, a sua empresa pode economizar muito dinheiro na compra de sistemas de energia solar.


2. Aumento da eficiência:

Um sistema de compras bem organizado ajudará a sua empresa a comprar os produtos e sistemas certos, evitando o desperdício de tempo e recursos.


3. Melhoria da qualidade dos produtos e sistemas:

Com uma cuidadosa seleção de fornecedores e rigorosos procedimentos de controle de qualidade, pode ter certeza de que os produtos e serviços que você vai comprar são da mais alta qualidade.


4. Tempo de retorno mais rápido:

Uma boa gestão de compras irá ajudá-lo a obter os seus produtos e sistemas mais rapidamente, sem comprometer a qualidade.


Quais são os objetivos da gestão de compras?

Então, você compreendeu o que é a gestão de compras e a sua importância, agora quer começar a gerir o processo de compra da sua empresa? Então você veio ao lugar certo. Esta etapa que preparamos irá guiá-lo através de tudo o que precisa saber sobre a tomada de decisões de compras inteligentes para o seu negócio.


A gestão de compras pode parecer uma tarefa complexa, mas com as ferramentas e técnicas corretas, pode se tornar bem fácil. Então, como é que se faz isso? Bem, há alguns passos a seguir:


1. Defina as suas necessidades

O primeiro passo é desenvolver um plano claro do que a empresa necessita. Isso inclui o desenvolvimento de uma lista de produtos e serviços essenciais para o desenvolvimento das atividades do seu negócio, bem como a determinação dos padrões de qualidade a que serão obrigados.


É essencial identificar essa demanda para passar um orçamento preciso aos fornecedores. Isso também é importante para eliminar gastos desnecessários. Portanto, esse é o primeiro passo para começar a economizar, graças à gestão de compras.


2. Faça pesquisas

O segundo passo consiste em investigar diferentes fornecedores. Isso inclui a procura de fornecedores que possam fornecer produtos e serviços por um bom preço, bem como encontrar fornecedores que satisfaçam os padrões de qualidade da empresa.


Também é importante fazer benchmarking, que nada mais é do que uma pesquisa bem feita sobre a gestão de suprimentos dos seus maiores concorrentes. Depois, identifique as melhores soluções e práticas que você descobriu nas pesquisas, para poder aplicar na gestão de compras da sua empresa.


3. Crie um plano de compra

O terceiro passo consiste em fazer contato e negociar com potenciais fornecedores. Isso inclui negociar preços, discutir prazos de entrega e quaisquer outros termos que precisam ser acordados.


Se possível, feche compras programadas com os fornecedores. Essa prática fornece baixo custo ao fornecedor, portanto, as aquisições podem custar menos para você também. Geralmente, pode-se fazer isso com produtos que são fáceis de ter compras programadas, como itens de limpeza, papelaria e afins.


4. Faça a sua aquisição

O quarto passo consiste em fazer aquisições com o fornecedor escolhido e seguir a entrega até à sua conclusão.

Nesta etapa, você pode também programar as próximas aquisições, isso vai otimizar o seu tempo nas próximas compras. Aproveite também, e faça uma revisão das suas próximas estratégias de compras.


5. Avalie o processo

Não basta saber o que é gestão de compras, entender a sua importância, mas achar que o processo termina na aquisição do produto. Após fechar a compra, você deve fazer o checklist de recebimento do produto ou da prestação de serviço, e elaborar um relatório dessa aquisição aplicada na sua empresa.


Avalie se é benéfico continuar com a parceria dos atuais fornecedores, pois há chances do produto adquirido ou serviço prestado não ter a qualidade esperada. Aliás, continue em busca de preços menores no mercado, sempre prezando por qualidade.


Automação da gestão de compras

Se mesmo depois de compreender o que é a gestão de compras e como aplicar os seus processos na empresa, e você continua achando que o gerenciamento de compras é um processo complicado e demorado, então saiba que você pode automatizar o processo.


Além de facilitar muito na gestão de compras, um bom software ajuda as empresas a economizar tempo e dinheiro, além de simplificar o controle das compras. Um software de gestão de compras permite que os fornecedores sejam cadastrados e monitorados, bem como possibilitam a criação de requisições e orçamentos por meio do sistema. Isso significa que todas as etapas do processo ficam registradas e à disposição para análise posterior - desde o recebimento dos produtos até sua chegada às mãos do cliente final


Já conhece o CRM da SolarMarket? É uma plataforma completa de automação para integradores solares. Com ele, além de otimizar o tempo na gestão de compras, você também terá em mãos a oportunidade de adquirir equipamentos fotovoltaicos de qualidade e com os custos mais baixos do mercado, pois temos parceria com os maiores distribuidores do mercado, para você comprar melhor.



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page