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  • Foto do escritorFabiana Salgado

O que é CRM em vendas para empresas de energia solar?

Atualizado: 13 de jul. de 2023

O que é CRM em vendas?

Você sabe o que é CRM em vendas? Está pensando em obter um CRM para o seu negócio de energia solar? Essa é uma grande decisão! Afinal, o CRM pode fazer maravilhas ao ajudá-lo a gerenciar os seus contatos, acompanhar o progresso das suas vendas e manter o seu negócio organizado.


Então, quer saber como escolher o melhor CRM para a sua empresa? Neste artigo, vamos falar sobre os principais pontos a serem levados em consideração na hora de escolher um CRM para vendas de energia solar.


Qual a importância do CRM nas vendas de energia solar?

É muito importante saber o que é um CRM de vendas e para que ele serve, afinal é uma ferramenta fundamental para empresas de qualquer segmento. No caso das empresas de energia solar, ele é indispensável para garantir o sucesso nas vendas, já que se trata de um mercado mais complexo.


O CRM ajuda em muitos processos, como automatizar e organizar as etapas de vendas, desde o cadastro de clientes até a faturação. Além disso, permite analisar informações sobre os clientes e descobrir quais são as melhores estratégias para fechar vendas. Por isso, é importante escolher um CRM que atenda às necessidades específicas da sua empresa.


Resumidamente, o CRM vai lhe ajudar nas etapas do funil de vendas, aumentar a produtividade da sua equipe de venda e, o mais importante, facilitar a administração em relação às métricas desses processos. O que é CRM em vendas? É um passo certeiro para o sucesso da sua empresa!


Qual é o objetivo do CRM?

Mas afinal, o que é CRM em vendas? CRM significa Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamentos com Clientes, em português. É um sistema que ajuda você a gerenciar todos os seus contatos com os clientes, desde a criação de um novo contato até a venda final.


Basicamente, o CRM é uma junção de estratégias e tecnologias para o gerenciamento tanto de vendas, como também para marketing, atendimento e outros tipos de contato com o consumidor. Seu objetivo é ajudar as empresas a vender mais, em menos tempo.


Vantagens de usar CRM

Agora que você já entendeu o que é CRM de vendas, saiba mais sobre as vantagens que essa ferramenta pode proporcionar. O CRM é importante, porque permite que você centralize as informações sobre os seus clientes em uma só interface. Isso significa que você pode acompanhar as interações dos clientes com a sua empresa e analisar as informações para tomar decisões estratégicas.


Quando se vende energia solar, é essencial ter um CRM. Ele irá ajudá-lo a acompanhar os seus clientes, as suas informações de contato e o progresso do seu canal de vendas. Também o ajudará a manter seu negócio organizado e a capturar mais leads.


Confira outras vantagens que o CRM pode entregar:

  • Gestão de relacionamento com instituições e imprensa;

  • Prospecção de clientes;

  • Retenção e fidelização de clientes;

  • Automatização da pontuação de leads;

  • Encontrar leads qualificados;

  • Avaliação de riscos potenciais;

  • Produção de relatórios, ofertas e contratos;

  • Otimizar a entrega de e-mail e outras tarefas repetitivas;

  • Dashboard customizável dependendo do software;

  • E pode integrar a plataforma com outras!



Desvantagens de se usar planilhas

Você entendeu o que é CRM em vendas de energia solar e as suas vantagens, mas ainda está pensando em continuar usando planilhas?


Então você precisa saber que as planilhas até podem ser úteis para gerenciar pequenos projetos, mas quando você tenta usá-las para gerir uma empresa inteira, as coisas começam a ficar complicadas.


Conheça quais são as desvantagens de se usar planilhas e outras ferramentas não automatizadas:



1- Não automatizam tarefas


As planilhas são uma boa opção para pequenos negócios, pois oferecem diversas funcionalidades e são fáceis de usar. No entanto, elas não permitem a automatização de tarefas.


2- Não armazenam muitos dados


As planilhas não são adequadas para armazenar grandes quantidades de dados, além disso são arquivos de computadores, o que significa que podem ficar lentas, pesadas e podem travar.


3- Não integra com outras ferramentas


As planilhas não permitem uma visão geral do negócio como um todo. Além disso, é difícil integrar as planilhas com outras ferramentas de gestão.



4- Baixa produtividade


As planilhas não são fáceis e rápidas de usar, já que possuem fórmulas complexas. A sua difícil operação pode gerar uma queda no rendimento dos seus funcionários.


5- Funções limitadas


As planilhas também possuem poucas funções, e pode acontecer de nem todas elas conseguirem oferecer o que você precisa.


Por isso, se você quer ter uma empresa bem-sucedida, é melhor abandonar as planilhas e procurar por uma ferramenta de gestão mais adequada, como um CRM, pois além de ajudar nos processos de vendas, a ferramenta oferece uma visão geral do negócio.


Além disso, o CRM permite o armazenamento de dados sobre os clientes, o que facilita o contato direto com eles. Ele também possibilita a criação de relatórios gerenciais, o que ajuda no controle das finanças do seu negócio.


Como escolher o melhor CRM

Se você é dono de uma empresa de energia solar, já entendeu o que é CRM em vendas e a importância dele para o sucesso do seu negócio, saiba que é preciso também saber escolher o melhor CRM.


Afinal, o CRM certo vai ajudar você a vender mais. Mas com tantos CRMs no mercado, como escolher o mais adequado para a sua empresa? Aqui estão algumas dicas:


1- Considere seu orçamento

A primeira coisa em que se deve pensar é no seu orçamento. Os CRM podem ser caros, mas existem opções para cada gama de preços.


2- Avalie suas necessidades


A seguir, é importante avaliar as necessidades da sua empresa. Quais são os processos de vendas que você quer automatizar? O CRM deve ajudá-lo a simplificar esses processos e garantir que você faça o máximo de vendas possível.


Precisa de um CRM que possa gerir os seus leads e possa te ajudar a acompanhar os seus contatos e dados de clientes? Quando souber quais as características de que necessita, pode começar a reduzir as suas opções.



3- Capacidade de armazenamento

É também importante levar em conta a quantidade de dados que você precisa armazenar. O CRM ideal possui uma grande capacidade de armazenamento e oferece uma gama completa de relatórios. Além disso, é importante escolher um CRM que seja fácil de usar e que possua uma interface amigável.


4- Faça pesquisas

Há muitos CRMs por aí, e nem todos são criados de forma igual. Por isso, dedique tempo para fazer a sua pesquisa e encontre os melhores que se adequam às suas necessidades.


Leia revisões e comparações para encontrar o CRM adequado para você. E não se esqueça de pedir uma demonstração para que possa ver o CRM em ação e certificar-se de que é uma boa opção para o seu negócio.



5- Fale com a sua equipe

A sua equipe vai utilizar o CRM diariamente, por isso certifique-se de que será fácil para eles utilizá-lo. Devem ser capazes de navegar facilmente e encontrar a informação de que necessitam sem precisar pesquisar toneladas de dados.


6- Certifique-se de que é personalizável

O seu CRM deve ser capaz de crescer com o seu negócio. Deve ser capaz de se adaptar à medida que acrescenta novos produtos ou serviços, e deve ser fácil de personalizar de acordo com as suas necessidades específicas.



Escolher o melhor CRM para o seu negócio de vendas de energia solar pode parecer uma tarefa assustadora, mas não precisa ser. Com a informação certa, você pode encontrar o CRM que é perfeito para as suas necessidades.


Agora que você já sabe quais são os principais pontos a serem levados em consideração na hora de escolher um CRM, confira a seguir o que é CRM em vendas da SolarMarket.



CRM da SolarMarket

Integrador, você sabia que para aumentar as suas vendas precisa começar a utilizar o melhor e mais completo CRM de energia solar? Estou falando do CRM da SolarMarket!


Mas, o que é CRM em vendas da SolarMarket? É uma plataforma completa que tem todas as características necessárias para gerenciar as suas vendas e fechar mais negócios. Além disso, ela vai te ajudar a calcular o dimensionamento com precisão!


O CRM da SolarMarket tem um sistema tão descomplicado que você pode acessá-lo até mesmo pelo seu celular, através de um aplicativo. Vai poder também gerar propostas em apenas 2 minutos com a cara da sua empresa e buscar o melhor preço para seus equipamentos.


Então, está esperando o quê? Se você precisa fazer captação de leads, encontrar as melhores oportunidades de vendas, tem dificuldade em gerenciar projetos e instalações, adquira agora mesmo o nosso poderoso CRM. Mais de 1.800 integradores já o utilizam.


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