top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiana Salgado

O que é dimensionamento fotovoltaico?

Atualizado: 13 de jul. de 2023

A instalação de painéis solares, embora não seja uma operação das mais complicadas, exige conhecimento técnico, tanto na área de eletricidade quanto em eletrônica.


No entanto, é importante destacar, principalmente para quem é ou quer tornar-se um integrador solar, que a exigência desse conhecimento se faz mais presente no processo de projeto e homologação do mesmo na concessionária de energia. Com efeito, nessa fase é indispensável entender o dimensionamento fotovoltaico.


Nesse sentido, as concessionárias de energia exigem uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que só pode ser obtida por profissionais com registro no CREA. A boa notícia é que a evolução da tecnologia atingiu e modificou a forma de dimensionar o sistema.


Breve consideração sobre a evolução da tecnologia fotovoltaica


O caso do dimensionamento fotovoltaico é parecido com o dos levantamentos topográficos de tempos atrás, onde o profissional precisava abrir trilhas na mata para localizar uma área. Hoje, tudo se faz por meio da Geolocalização, em que o profissional digita as coordenadas geográficas e visualiza tudo o que deseja no terreno.


Pois bem, desde 2011, quando a primeira usina de energia solar se instalou no Brasil, muita coisa mudou. Afinal, se passaram 11 anos de contínuo desenvolvimento tecnológico. Imagine, por exemplo, como era um aparelho celular 11 anos atrás. Assim, o mesmo raciocínio se aplica ao dimensionamento fotovoltaico.


Mesmo que seja apenas para efeito de conhecimento na hora de tratar com os clientes, interessa ao integrador solar moderno, que deve ser mais um vendedor do que um eletricista (mas cuidado: é necessário um profissional para a instalação do sistema), conhecer os princípios básicos do dimensionamento do sistema que ele vende, correto? Então, vamos lá.


Como se faz um dimensionamento fotovoltaico


Dimensionar, nesse caso, significa estudar uma série de fatores para determinar uma quantidade. Em primeiro lugar, temos o local onde você vai instalar o sistema. É preciso saber a região para conhecer a incidência anual de raios solares. Porém, os sistemas modernos de dimensionamento já têm essa informação no banco de dados.


Em seguida, você vai usar a conta de energia para saber a demanda diária ou a média mensal da unidade consumidora (exceto se o projeto for em local ainda sem fornecimento de energia elétrica), e o valor do kWh. Por isso, a importância de migrar para um sistema automatizado, com integração com todas as distribuidoras de energia.


Apesar de citar apenas os dois passos mais simples do processo, o bom entendedor já pode tirar uma conclusão: o dimensionamento fotovoltaico na nossa era se faz com tecnologia de ponta, com o uso não apenas da automação, mas também da inteligência artificial.


Principalmente, porque os componentes necessários para a montagem do sistema também evoluíram. Desse modo, existem painéis e inversores que possibilitam diversas combinações, conforme o gosto ou a necessidade de seu cliente.


Os componentes do Kit Solar em relação com as novas tecnologias


A evolução do sistema de dimensionamento fotovoltaico acompanha o desenvolvimento de novas tecnologias que os fabricantes empregam na construção dos kits.


Aliás, você sabia que hoje existem mais de 20 indústrias que produzem esses kits? No início, era tudo importado, mas o Brasil já produz os seus próprios equipamentos em indústrias como a Globo Brasil, por exemplo.


A criação dos microinversores foi outro avanço importante para atuar no combate ao efeito de sombreamento no sistema e, por conseguinte, a redução da eficiência.


Atualmente, a indústria produz diferentes tipos de inversores, com capacidades e características totalmente distintas.


Ao mesmo tempo, a tecnologia também melhorou a qualidade dos painéis e aumentou a diversidade dos materiais para fabricá-los. A pesquisa não para de evoluir e já é possível encontrar painéis solares com base em matéria orgânica.


Tudo isso em apenas dez anos de uso de energia solar no Brasil. Como a tecnologia avança em progressão geométrica, fica até difícil imaginar as possibilidades para os próximos anos.


A questão principal é saber onde vai estar o seu negócio durante esse período. De fato, a variedade de combinações possíveis para o dimensionamento fotovoltaico não aceita mais o uso de planilhas e cálculos separados.


Muito pelo contrário, tudo está interligado em uma grande rede de informações que tem, como resultado, um trabalho não apenas mais eficiente, como também mais rápido.


Além disso, as exigências dos clientes também evoluem. Assim sendo, você precisa mostrar que o seu produto ou serviço está conforme com o que há de mais novo no mercado. Em outras palavras, que a sua empresa trabalha usando o componente que mais atrai clientes em nossos dias: a tecnologia.


O custo da instalação


O sistema de geração de energia solar ainda tem um custo alto, embora tenha reduzido muito desde a sua criação. Isso se deve, ainda, à própria conjuntura do país que sofre com uma elevada tributação.


Todavia, seria uma atitude incoerente deixar de investir em tecnologia, que é essencial, com receio de aumentar o valor de sua proposta de dimensionamento fotovoltaico. Os usuários sabem que a inteligência tem o seu preço. Ademais, é o que todas as empresas do setor estão fazendo, e você não vai querer ser deixado para trás. Somente a SolarMarket, por exemplo, conta com cerca de 1800 parceiros que operam como integrador solar.


Alguns sites até tentam ensinar uma fórmula para calcular o custo de instalação de um sistema fotovoltaico. No entanto, isso só funcionou durante um certo tempo, quando o número de variáveis era bem menor.


Hoje, é possível fazer o cálculo de forma automática, em questão de minutos, de qualquer lugar e na presença do cliente, se for necessário. Em resumo, uma proposta para o dimensionamento fotovoltaico já sai personalizada, conforme a necessidade do seu cliente.


Software para fazer o dimensionamento fotovoltaico


O mercado de energia solar brasileiro ainda está em formação. Contudo, a concorrência, como em todos os setores, já existe. Como o meio ambiente grita por socorro, é provável que novos incentivos comecem a surgir, em breve, para aumentar o número de unidades geradoras, tanto na área residencial quanto comercial.


Você acompanhou neste artigo, de forma intercalada, várias funcionalidades de um sistema de dimensionamento fotovoltaico que usa a automação e a inteligência artificial, elementos indispensáveis para a tecnologia.


Entretanto, essas funções foram só para ilustrar o que um sistema assim pode fazer a favor do crescimento de seu negócio. Dessa forma, você pode ter certeza de que ele fará muito mais. Com efeito, um programa assim inclui não somente a parte técnica, mas também faz o acompanhamento de todas as operações dentro de uma atividade de integrador solar.


Depois que um software desses começa a funcionar, além de um dimensionamento fotovoltaico preciso e rápido, você vai adquirir um bem de alto valor: disponibilidade para cuidar dos seus clientes de forma pessoal. Deixando com que o programa tome conta.


16 visualizações0 comentário
bottom of page