Durante os dias 8, 9 e 10 de fevereiro, aconteceu A Jornada do Integrador Solar 2023, um evento online e gratuito, que contou com a presença dos maiores nomes do mercado de Energia Solar do Brasil e teve como objetivo ajudar o empreendedor do ramo solar a alavancar a sua empresa no ano de 2023. Confira um resumão do que rolou.
O Mercado Solar em 2023
No primeiro dia da Jornada do Integrador Solar, recebemos Márcio Takata, CEO da Greener, e Laura Foltz, CEO da Foltz Energia para falar sobre a Lei 14.300 e as perspectivas para os próximos anos no mercado solar.
Márcio deu início ao evento explicando de forma objetiva o novo estatuto e as principais mudanças que ele traz em relação ao futuro do setor. Em sua opinião, a lei é uma ferramenta muito positiva que oferece mais previsibilidade e estabilidade aos empreendedores e consumidores. Diz ainda que será fundamental para a estruturação e fortalecimento do mercado a longo prazo. Como base para seu argumento, citou as mudanças positivas que aconteceram após a implementação da Lei 482, estabelecida em 2012, que foi responsável pelo desenvolvimento inicial do setor.
Para aqueles que ainda mostravam-se céticos sobre os benefícios da implementação desta lei, Márcio ofereceu algumas imagens ilustrando como as condições de investimento no setor solar continuam muito atrativas. Um exemplo disso é o payback, ou seja, o retorno do valor investido, que não apresentou um aumento exacerbado em 2023 e ainda assim continua bastante positivo, conforme demonstra a imagem abaixo:
Contudo, não é só o payback que continua atrativo. Assista à apresentação completa clicando no link abaixo e confira quais outras mudanças podemos esperar no cenário de energia solar nestes próximos anos.
Após Márcio, Laura Foltz entrou apresentando, de forma muito didática, uma visão técnica sobre o que é a Lei 14.300. Em seu computador, desenhou e detalhadamente explicou todas as variantes que envolvem a nova regulamentação e o cenário atual. Por exemplo, quais são as variantes usadas para chegar ao valor do kilowatt/hora, onde será cobrada a porcentagem do Fio B e em qual fator da nossa parcela, o quanto isto representa em reais, entre outros assuntos relacionados ao tema. Foi, no todo, uma apresentação muito esclarecedora para empreendedores e consumidores que andavam confusos desde a implementação do novo estatuto.
Para finalizar, Laura ofereceu uma tabela com um banco de dados de todas as concessionárias do Brasil que estão cadastradas no site da ANEEL, onde os integradores solares podem coletar o valor de TE, TUSD e do Fio B. Vale observar que a plataforma da SolarMarket oferece estes valores automaticamente aos nossos integradores. Para acessar a planilha é só clicar abaixo:
Estratégias de compras de equipamentos fotovoltaicos
O segundo dia de evento foi iniciado por Alex Bullos, CEO da SolarCorp. Tendo quase 6 anos de experiência na área de energia solar, Alex conhece bem o dia a dia do processo de compras de produtos fotovoltaicos e as dificuldades encontradas pelo empreendedor. Para ele, o primeiro passo que o integrador deve dar é entender qual o estágio em que a sua empresa se encontra e, então, adaptar as estratégias de acordo. Isto porque, quando falamos em “comprar bem”, instintivamente consideramos apenas o menor preço, mas nem sempre é assim. Para Alex, empresas de maior porte devem focar na fidelização de poucos e bons fornecedores. Esta estratégia torna-se um diferencial, uma vez que cultiva um relacionamento mais íntimo com seus distribuidores, além de aumentar o controle e qualidade de todo o processo de entrega e pós-venda dos produtos.
Alex compartilhou ainda dicas de qual a melhor estratégia de busca para pequenos, médios e grandes empreendedores dentro da plataforma da SolarMarket e nos contou qual função a Solar Corp vê como a mais fundamental para eles hoje e que fez com que a empresa migrasse para os nossos serviços. Ficou curioso? Descubra quais são aos 35 minutos e 38 segundos da LIVE:
Após a apresentação de Alex, foi a vez de Mateus Prado, gerente comercial da Macrosol, falar sobre o caso de sucesso de sua empresa. Segundo Mateus, os clientes hoje estão muito mais informados e pesquisam muito. Por isso, é comum que cheguem já com mais de uma proposta em mãos. O diferencial que a Marcosol encontrou para se destacar diante da concorrência foi agregar valor ao seu produto, mostrando conhecimento na área, capacitando-se, entendendo o funcionamento dos produtos oferecidos e entendendo exatamente o que estão vendendo. Igualmente, cita-se um ótimo pós-venda e relacionamento com o cliente como pontos fundamentais para o crescimento da Marcosol. Conforme Alex também mencionou anteriormente, Mateus confirmou que ter apenas o menor preço em seus produtos não é o caminho ideal. É necessário entender a dor do cliente e agregar valor ao serviço.
Cliente da SolarMarket, Mateus informou que a plataforma foi fundamental para o crescimento de sua empresa.
Como podem conferir no minuto 55:43, mostrou também como fazer uma pesquisa de valores, bem como todas as funcionalidades mais usadas no dia a dia da Marcosol.
A jornada de sucesso
O terceiro e último dia do nosso evento contou com a presença de Camila Nascimento, Diretora Comercial da Win Solar, uma distribuidora de geradores fotovoltaicos que atua em todo o território nacional e cresce de forma extraordinária desde sua criação.
Camila acredita que o segredo de tanto sucesso seja os diferenciais que a marca oferece. A Win Solar atua em todo o país e não permite que os obstáculos terrestres a impeçam de realizar suas entregas. Ela oferece um atendimento diferenciado e produtos sempre à pronta-entrega. Seu portfólio é bem diverso e pronto para atender todo o tipo de integrador, desde o que está começando até o de grande porte. A descarga do material também é adequada conforme as necessidades do cliente e nenhum kit da Win é vendido sem seguro de risco de engenharia de instalação. Ela também possui um selo de credibilidade no Brasil e no exterior e conta com uma tabela de preço diferenciada para cada cliente, atendendo às suas necessidades. Ao final da apresentação, Camila compartilhou quais são os planos para 2023 e mencionou também o lançamento de um e-book altamente didático para uso de seus integradores. A Win Solar lançará o projeto Novo Integrador, onde apoiarão os novos empreendedores da área, facilitando financiamentos e oferecendo toda a estrutura para o novo integrador solar começar o seu negócio da maneira mais estruturada possível. Confira todos os detalhes no minuto 25:09 do vídeo.
Para fechar com chave de ouro, Álvaro Lima, CEO da SolarMarket mostrou como inovar na estratégia de compras pode levar ao sucesso, lançando também o Comprador Coletivo SolarMarket, um serviço que auxilia o integrador solar a comprar melhor.
Baseado em uma pesquisa com cerca de 580 integradores, foi constatado que, atualmente, há duas diferentes estratégias básicas de compras: a busca de preços e a fidelização do distribuidor. Desta forma, nasceu o Comprador Coletivo, que une ambas estratégias fazendo uso do volume de compras de mais de 1800 clientes para obter as melhores vantagens comerciais com os distribuidores, além de oferecer um suporte comercial diferenciado e altamente capacitado. Para entender melhor sobre o Comprador Coletivo, basta clicar no minuto 43:02 no link abaixo:
Ou agende uma demonstração personalizada com um dos especialistas, clicando no link abaixo:
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