top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiana Salgado

Gerador de orçamento solar: como escolher?

Já ouviu alguém dizer que, às vezes, o barato sai caro?

Muitas vezes, as pessoas deixam de fazer pequenos investimentos em seus negócios que, lá na frente, acabam perdendo oportunidades de ganhar muito mais.

O contrário também ocorre: escolher boas ferramentas e sistemas que agilizam alguns processos - como o gerador de orçamento solar - podem aumentar não somente os ganhos, como também ser decisivas na hora de escalar uma empresa.

No artigo de hoje, você vai, além de aprender como fazer a melhor escolha, entender o momento atual da sua empresa de produtos ou serviços solares.


Gerador de orçamento solar: por que é importante?

À medida que você cresce no mercado de energia fotovoltaica e passa a atender um bom número de clientes, talvez surja a necessidade de agilizar algumas tarefas e processos.

Fazer tudo na mão, cálculos extensos, correções nos valores, entre outros ajustes para vários projetos acaba se tornando cansativo, além de tomar um tempo que poderia ser melhor utilizado em outras atividades mais importantes.

Se você sente que esse é o cenário atual como integrador, então é bem provável que um gerador de orçamento solar seja muito útil para facilitar sua rotina de trabalho.

Mas não pense que investir em uma ferramenta dessas é muito caro, e que só empresas grandes do setor conseguem bancar esse tipo de sistema.

Existem plataformas que oferecem funcionalidades totalmente personalizadas, atendendo às suas necessidades e expectativas, tornando-se uma alternativa mais eficiente e barata.

Ao mesmo tempo, é preciso pensar e avaliar alguns pontos importantes na hora de escolher um sistema, e vamos listá-los nas próximas linhas.

Como escolher um gerador de orçamento solar?

Agora vamos dar algumas dicas de como você pode escolher um gerador de energia solar.

#1 - Avalie sua situação de demanda

Em primeiro lugar, olhe para sua empresa e como ela está funcionando (inclusive se você estiver trabalhando como autônomo).

Está trabalhando em muitos projetos, a ponto de recusar potenciais clientes ou não ter tempo para realizar novos orçamentos?

Sente que poderia estar ganhando mais com seus serviços, mas que está faltando alguma coisa para agilizar suas atividades?

Caso tenha respondido positivamente a uma dessas perguntas (ou as duas), é um sinal forte de que investir em um gerador de orçamento solar será muito útil e com certeza facilitará ainda mais seu trabalho.

#2 - Anote e analise suas expectativas

Peter Drucker, grande nome da administração, uma vez disse: aquilo que não pode ser medido, não pode ser administrado.

Nesse caso, a mesma coisa se aplica a seu negócio como integrador solar. Você precisa anotar e analisar os resultados que está tendo agora, e definir o quanto gostaria de aumentar ou melhorar cada um deles.

Exemplo: atualmente você está tendo um lucro mensal próximo de R$ 2.000,00 com seus serviços, atendendo em média 4 clientes nesse período. E para conseguir isso, foi necessário enviar 18 orçamentos.

Em primeira instância, talvez você imagine que seja necessário dobrar o número de orçamentos enviados para conseguir novas oportunidades e assim obter R$ 4.000,00 de lucro no próximo mês, certo?

Por outro lado, a rapidez proporcionada por um gerador de orçamento pode impactar na agilidade do seu atendimento, fazendo com que você consiga novos projetos só pelo fato de enviá-los com mais rapidez aos seus clientes.

Por isso, anotar e fazer uma análise de tudo e alinhar suas expectativas é um passo importante na hora de fazer sua escolha.

#3 - Faça uma boa pesquisa

Com os números e objetivos anotados, é hora de iniciar sua busca por um gerador de orçamento.

Quais os critérios a serem considerados? Bem, isso pode variar de acordo com suas necessidades, mas segue alguns deles para você pensar na sua pesquisa:

  • Funcionalidades da ferramenta;

  • Integração com outros sistemas;

  • Facilidade de uso;

  • Suporte ao cliente;

  • Avaliações de outros clientes;

  • Preço.

Uma dica importante é sempre buscar por, no mínimo, três opções de empresas que forneçam esse serviço e, em seguida, analisar os pontos fortes e fracos de cada uma delas.

Inclusive, colocamos o preço como último critério, pois nem sempre o sistema mais barato proporcionará os melhores resultados para seu negócio.

#4 - Converse com integradores que usam geradores de orçamento

Conhece algum colega de profissão que está tendo bons resultados com sua empresa de energia solar? Que tal marcar uma conversa para saber quais ferramentas e sistemas ele está utilizando?

Peça para que ele mostre em números o quanto seu gerador de orçamento agiliza seus processos, e os principais benefícios que teve assim que ele começou a utilizá-lo.

Aproveite também para saber como ele fez a sua pesquisa e os motivos que o levaram a escolher determinada plataforma ao invés de outras disponíveis no mercado.

#5 - Peça uma avaliação gratuita para testar o sistema

Geralmente, as plataformas e sistemas que fornecem geradores de orçamentos dão aos usuários a possibilidade de serem testadas, sem nenhum custo, por alguns dias.

Essa é uma excelente oportunidade para você testar se o produto oferecido irá atender suas expectativas. Além disso, você pode aproveitar para sentir se a interface dele é amigável e fácil de ser utilizada no dia a dia.

Durante esse período de teste, aproveite para conferir se a empresa oferece um bom suporte durante o seu uso, como:

  • Atendimento rápido na hora de sanar suas dúvidas;

  • Bons profissionais que lhe ajudem a usar a plataforma;

  • Conteúdos e artigos ricos com dicas e passo a passo.

Um bom gerador de orçamentos pode alavancar seus ganhos!

Conforme o mercado de energia solar vai evoluindo no Brasil, novas oportunidades para você e sua empresa surgem todos os dias.

Estar preparado para atender essa demanda envolve, além de sua competência e técnica como integrador solar, a capacidade de agilizar processos que envolvem a parte comercial de seu negócio, como fazer modelos de orçamento.

Sendo assim, escolher um bom gerador de proposta será imprescindível para que você possa escalar seu negócio, conseguindo entregar propostas com mais agilidade e, assim, alavancar seus ganhos.

Que tal começar hoje mesmo avaliando a plataforma da SolarMarket? Solicite uma demonstração gratuita e conheça nosso gerador de propostas.


29 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page