top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiana Salgado

Energia solar: vantagens e desvantagens

Atualizado: 13 de jul. de 2023

Diz um antigo adágio que tudo tem dois lados, que tudo que existe são em pares opostos. Energia solar: vantagens e desvantagens é o tema que vamos analisar neste texto. Logo, você vai conhecer em detalhes os benefícios, assim como os possíveis inconvenientes que a produção e o uso da energia fotovoltaica podem apresentar.


A energia solar, como uma das fontes limpas e renováveis de energia, é um assunto que está em alta não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. De fato, o mercado continua em contínuo crescimento ano após ano, desde que ocorreu a sua implantação oficial no país em 2011.


Embora sempre exista quem seja do contra, no momento em que os fatos comprovem a supremacia dos benefícios sobre as alegadas desvantagens, a população certamente irá caminhar na direção que lhe for mais conveniente.



Energia solar: vantagens e desvantagens


Em primeiro lugar, é preciso considerar que um sistema novo, que visa substituir um que já domina certo setor desde sempre, com toda a certeza vai encontrar resistência. Aliás, esse pode ser o principal motivo da energia solar ter demorado tanto para se tornar comercial. Foi preciso derrubar muitas barreiras, mas a pressão nas questões ambientais deu um peso favorável à energia solar.


Outro fator que importa é que o sistema no Brasil tem cerca de cinquenta anos de atraso em relação a outros países (a primeira residência com energia solar foi em 1973 nos EUA). Quando se fala de tecnologia, cinquenta anos pode significar uma substancial diferença, e muitos componentes ainda nem são vendidos no Brasil.


Em segundo lugar, o problema ambiental ainda vai demorar para apresentar melhoras em função do uso da energia fotovoltaica. De maneira idêntica, as regiões distantes das redes de distribuição precisam receber essa energia para entrar nas estatísticas da energia solar: vantagens e desvantagens.


Principais benefícios da energia solar


Primeiramente, a energia solar aparece como uma opção hoje, porém, em alguns anos, ela será quase obrigatória. Nesse sentido, a energia renovável é uma necessidade urgente da humanidade. Portanto, ao atender essa necessidade, já fica exposta uma das principais vantagens da energia fotovoltaica.


Contudo, o dinheiro tem um poder determinante nas escolhas, e uma economia de 95% na conta mensal de energia faz muita pressão. Como resultado, temos a economia individual no gasto com energia como a principal vantagem do sistema no atual momento.


Você, como integrador solar ou no caminho de se tornar um, pode se juntar aos mais de 1800 integradores da SolarMarket, que aprendem uns com os outros enquanto ganham dinheiro e conhecimento sobre a energia solar: vantagens e desvantagens.


A energia solar é de fácil instalação, mesmo que necessite de qualificação profissional, e o sistema requer baixa manutenção. A vida útil de um painel solar pode passar de 25 anos. A facilidade de instalação permite levar energia aos lugares em que os seres humanos ainda não a conhecem. Afinal, a fonte de energia, o Sol, está sempre ativo.


Um benefício social coletivo


Certamente que existem outros benefícios, que podemos ver adiante, mas há um especial que trata da criação de milhares de novos negócios por ano. Essa parte interessa diretamente ao integrador solar. É um benefício social de alcance mundial, que acontece de forma natural quando uma tecnologia que muda também os costumes (como aconteceu com a eletrônica, por exemplo), traz consigo a criação de uma indústria inteira.


Na onda desse movimento surgem empresas como a SolarMarket, que se especializam em tecnologia para remover as desvantagens que um integrador enfrenta ao trabalhar sozinho e com sistemas antigos. Assim, enquanto empresas trabalham com pesquisa e desenvolvimento de produtos, outras desenvolvem os meios de administrar e, principalmente, fornecer todos os recursos técnicos para o aumento de vendas.


E é só o começo! Agora que o Brasil alcançou 1% em produção de energia solar, ainda tem muito campo para os novos empreendedores. E eles são os que conhecem as vantagens e desvantagens da energia solar no campo da energia. Porém, precisam conhecer esses detalhes no campo dos negócios. Precisam saber, ainda, que usar uma plataforma de gerenciamento é um passo indispensável para se tornar competitivo no mercado.


Supostas desvantagens da energia solar


O que se apresenta como desvantagens da energia solar são, na verdade, deficiências técnicas de um sistema ainda em desenvolvimento. Uma das falhas mais procedentes é a baixa produção na ocorrência de nuvens, sombra, assim como a paralisação da captação durante a noite.


Muitos apresentam essas três questões separadamente, como problemas distintos. No entanto, eles se originam da mesma causa: não se produz energia solar sem o Sol. São dificuldades que se resolvem com o planejamento adequado do sistema fotovoltaico, que pode produzir mais durante o dia para ganhar o crédito e gastar à noite.


Além disso, as pesquisas não param, e conforme uma matéria do Canal Solar, já existem projetos para captar a diferença térmica entre o ambiente e o painel solar durante a noite para gerar energia.


A outra desvantagem que merece consideração é o alto custo para instalar um sistema fotovoltaico. Contudo, esse custo vem caindo e tende a diminuir mais com o desenvolvimento do sistema. Ademais, a matemática contesta esse custo elevado. Só para ilustrar, a partir do funcionamento do sistema a fatura de energia praticamente desaparece.


Desse modo, como o sistema pode ser pago em cinco anos, por exemplo, esse dinheiro virá da própria economia com a fatura. Além disso, com as linhas de crédito especiais para a compra e instalação de sistemas fotovoltaicos, nem é necessário usar do que já possui, agora que já conhece as vantagens e desvantagens da energia solar.


Por fim, temos a alegada dificuldade de armazenamento, que também não passa de um detalhe técnico que a evolução do sistema resolverá no devido tempo. A tecnologia continua a melhorar as baterias existentes, enquanto se pesquisam novos materiais e procedimentos que diminuam o custo e, ao mesmo tempo, aumentem a qualidade.


As vantagens de se tornar um integrador solar


Agora que, em termos simples e como um resumo, ficaram demonstradas as principais vantagens e desvantagens da energia solar, e como a tecnologia já vem trabalhando para sanar os problemas, vejamos como você, integrador solar que talvez sofra com as dificuldades dos primeiros passos, pode contornar as desvantagens. Assim, é possível, com inteligência e trabalho, obter sucesso no promissor, seguro e lucrativo setor de energia solar.


É nessa hora que importa lembrar do antigo e sábio adágio: ‘a união faz a força’. Com efeito, assinar um plano em uma plataforma como a SolarMarket é, sem dúvida, uma decisão de entrar no mercado com a melhor ferramenta: a tecnologia. Não apenas para calcular custos ou fazer orçamentos e propostas, mas também para administrar todo o seu negócio de forma otimizada, inclusive as vendas.


Empresas como a SolarMarket exercem a função de evitar que os novos integradores cometam os erros dos primeiros, já que terão acesso ao que há de melhor em metodologias comprovadas por mais de 1800 associados. O processo tem inteligência artificial, que personaliza toda a relação entre você, o seu cliente e a SolarMarket.


A IA, que atua desde o cálculo do dimensionamento, prepara a proposta gerando opções variadas conforme as expectativas e as previsões orçamentárias do projeto. O sistema é dinâmico, com diversos bancos de dados, domínio da automação, e se atualiza sem parar. Aliás, a atualização tecnológica é um cartão de apresentação para quem pretende atuar com energia solar, ou qualquer outro setor semelhante.


O integrador solar e a plataforma de gestão


A boa gestão é uma das chaves para o sucesso em qualquer negócio. Por isso, o moderno integrador solar pode contar com a SolarMarket para, literalmente, eliminar as complicações que poderiam ocupar o seu tempo. O sistema lhe proporciona o acompanhamento integral de seu cliente.


Assim, desde o primeiro contato, que pode ser por meio da calculadora solar que você terá em seu site, até no período após a venda, a SolarMarket vai oferecer o que há de mais moderno em tecnologia de gestão, para que você também possa usufruir do entendimento das vantagens e desvantagens da energia solar.


O segredo está em diluir as desvantagens, que são apenas aparentes como vimos anteriormente, e focar em esclarecer ao cliente todos os benefícios que ele obterá através da sua empresa, parceira da SolarMarket, na instalação de seu sistema fotovoltaico.


É preciso, antes de tudo, deixar claro ao cliente que você trabalha com tecnologia de ponta, que a sua proposta usa IA e automação, que você é parceiro de uma empresa que opera ao nível nacional, e tem convênios com os principais distribuidores de equipamentos. A compra coletiva é um exemplo dos benefícios de se associar à SolarMarket. Afinal, são mais de 1800 integradores atendendo milhares de clientes em conjunto.


Energia solar: vantagens e desvantagens, considerações finais


Decerto que a energia solar está se consolidando como um dos grandes negócios deste século, não apenas por sua praticidade de instalação, nem por ser limpa e renovável. De fato, esse crescimento do mercado de energia solar ocorre por uma necessidade mundial há muito tempo debatida: a troca das matrizes energéticas.


Nesse sentido, em breve a expressão energia solar: vantagens e desvantagens não terá mais razão para ser usada. Com toda a certeza, as desvantagens irão desaparecer em função do surgimento de novas tecnologias.


E a SolarMarket trabalha para fazer parte desse futuro promissor, junto com você, integrador solar, que é o objetivo principal de nosso trabalho.


57 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page