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  • camilalima3

Energia Fotovoltaica: o que são gatilhos mentais

Atualizado: 13 de jul. de 2023

O que são gatilhos mentais? Estes são conhecidos como atalhos que buscam provocar estímulos e também emoções para o cérebro. Desse modo, influenciar uma pessoa na tomada de decisão de uma forma mais rápida. Entenda mais sobre estes gatilhos e o processo de energia fotovoltaica.

Os gatilhos mentais buscam provocar estímulos e também emoções para o cérebro. (Imagem: SolarMarket)
Os gatilhos mentais buscam provocar estímulos e também emoções para o cérebro. (Imagem: SolarMarket)


A venda é algo importante não só quando falamos na venda de sistemas e energia fotovoltaica, mas em diversos ambientes. Afinal, é por meio deste processo de vendas e encantamento dos clientes que uma empresa passa a ter bons lucros e principalmente clientes satisfeitos com os seus produtos ou serviços.


No entanto, um dos primeiros passos para estas vendas e lucros, é ter uma boa estratégia de conquista ao cliente. Entre estas estratégias de apresentar o produto ou serviço, é necessário também o uso de gatilhos mentais.


Entenda o que são gatilhos mentais e como usar essas estratégias para o setor de energia fotovoltaica. Esses gatilhos são importantes para o processo de vendas de qualquer setor.


O que são gatilhos mentais?

Afinal, o que são gatilhos mentais? Estes são agentes capazes de oferecer uma reação no consumidor e tirar este da zona de conforto. Sendo assim, são estímulos que agem diretamente no cérebro.


Quando falamos nos gatilhos, estes não possuem nenhuma relação com o processo de hipnose. Está totalmente relacionado a psicologia, sendo uma estratégia muito usada no setor de marketing e vendas.




Como funcionam os gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais funcionam como um despertador, onde o principal objetivo é fazer com que o consumidor deixe de pensar muito e faça a sua compra imediatamente. Ou seja, as pessoas são motivadas e engajadas para agir.


Como os gatilhos mentais atuam no setor de marketing e vendas?

Agora que você já sabe o que são gatilhos mentais, é possível observar que o marketing e o setor de vendas os utilizam muito. Esta é uma ferramenta importante para persuadir as pessoas e fazer com que estas tomem uma determinada decisão.


Além disso, saiba que os gatilhos são fáceis de colocar em prática. Principalmente quando estamos falando do ambiente digital, como por exemplo: redes sociais, e-commerce, blogs, sites, landing pages e muito mais.


Se você busca aumentar suas vendas, seja no setor de energia fotovoltaica ou em qualquer outro nicho, é completamente importante que você esteja presente nos meios digitais. Não só, como também saber o que são gatilhos mentais e utilizá-los para aumentar seus resultados.


Quais são os gatilhos mentais essenciais para o setor de energia fotovoltaica?

Pensando em você que faz parte do setor de energia fotovoltaica, separamos gatilhos mentais essenciais para ter bons resultados nas suas vendas.


Rapport ou criar relação

O rapport é uma palavra com origem francesa, sendo muito utilizada no mercado de energia fotovoltaica, onde o principal objetivo é ter mais clientes e vendas.


Este termo é mais conhecido popularmente como criar relações. Ou seja, está totalmente ligado ao processo de criar relações com o cliente.


Sendo assim, desenvolver uma boa comunicação com o seu lead é algo completamente importante. Afinal, é dessa forma que você poderá convencê-lo de comprar o seu produto posteriormente.


Quando falamos de venda no setor de energia fotovoltaica, o rapport é algo essencial. Quando você passa a ter uma relação mais próxima com o seu lead, este se torna ainda mais confiante e confortável para comprar o seu produto.


Sem contar que todo o processo de venda da energia fotovoltaica requer uma relação de comunicação muito mais próxima ao cliente. Pois esta é uma venda muito mais complexa, quando comparamos com a venda de outros produtos.


Propor soluções, entender as dores do seu futuro cliente, dúvidas e como funciona o produto são muito importantes.

Exemplo: Ao entrar no estabelecimento do cliente, o vendedor identifica um quadro. Desse modo, ele comenta:


“Desculpa a curiosidade, este quadro é de (falar o nome de um pintor)”?


Pronto, você acabou de fazer um rapport, o gelo inicial foi quebrado.


Autoridade

O gatilho de autoridade é algo muito importante para o processo de vendas. Agora, o que deve ser considerado é o respeito, reconhecimento e credibilidade da sua empresa ou produto no mercado de atuação.


Desse modo, é por meio da autoridade que você mostra a sua especialidade e também a garantia dos seus produtos ou serviços.


Quando uma empresa passa a produzir conteúdos de qualidade, tem um bom posicionamento no mercado, está presente nas redes sociais e muito mais. O lead entende que pode buscar mais conhecimentos sobre o assunto e que a sua empresa realmente sabe do que está falando e vendendo.


A dica para você, que está tentando entender o que são gatilhos mentais e como usar a autoridade a seu favor no setor de energia fotovoltaica, é criar um portfólio dos serviços solares já realizados por você.


Não só, mas caso você esteja iniciando no mercado, uma boa dica é criar conteúdos simples. Afinal, o principal objetivo é atrair leads para se tornarem seu cliente.


Exemplo: Vamos dizer que você está em busca de um dentista e vê em um noticiário que um determinado consultório está resolvendo o problema de diversas pessoas e acabando com a dor de dente.


Certamente você irá procurar por este dentista. A opinião dos outros e a autoridade no mercado influencia na escolha de um produto ou serviço.


Reciprocidade

Reciprocidade é retribuir gestos. Uma dica é você oferecer algum serviço ou material gratuito para a pessoa que você está prospectando. Você pode retribuir uma limpeza dos sistemas após a venda, por exemplo, como também fazer um estudo sobre eficiência energética. O que vale é a criatividade.


A reciprocidade está totalmente ligada ao valor que você gera ao cliente. Sendo assim, você estará retribuindo a compra do seu cliente com algo valioso e fazendo com que o mesmo se torne especial.


Um exemplo que podemos citar é o vendedor de perfumes oferecer uma amostra grátis ao cliente.


Mostrar por que o seu produto ou serviço é importante

Este gatilho mental é mais conhecido como o porquê. Este deve ser antes mesmo que você comece as estratégias de prospectar leads e clientes. É importante que você já tenha um propósito de venda bem definido e esclareça as motivações para o seu negócio.


Quando falamos em energia fotovoltaica, o que mais move as empresas, ou seja, o "porquê", são as realizações de sonhos dos seus clientes.


Sendo assim, quando a empresa ou vendedor demonstra ao cliente o objetivo e vontade de concretizar o seu sonho, a pessoa fica ainda mais entusiasmada. Despertar o interesse e a paixão do consumidor são dois dos principais gatilhos para fechar uma venda.


Prova social

A prova social é uma forma de comprovar aos seus clientes a qualidade dos seus serviços ou produtos.


Este processo pode ser feito por meio de feedbacks de clientes. Mas como fazer para criar este gatilho mental? Pois bem, para você poder criar provas sociais sobre os seus produtos ou serviços, é importante que você faça uma pesquisa de satisfação ao pós-venda.


A prova social é algo muito importante, principalmente para o setor de energia fotovoltaica.


Este é um mercado inovador e que poucas pessoas conhecem ou entendem. Sendo assim, quando os leads veem outras pessoas comprando, se sentem estimulados a comprar também.


As provas sociais devem estar presentes no seu portfólio. Outro ponto importante é inserir fotos e exemplos de trabalhos que já foram realizados por você, com os feedbacks recebidos.


Um grande exemplo de prova social são as redes sociais, em que seus clientes podem deixar feedbacks nas mídias sociais e assim você comprovar a qualidade dos seus produtos.


Gatilho mental de urgência

Agora que você já entendeu o que são gatilhos, como funcionam e algumas opções para a sua estratégia, vamos aos que são essenciais para que o lead de fato se converta em uma venda.


Neste primeiro momento, o gatilho mental de urgência é o primeiro a ser comentado. Isto é importante, afinal os brasileiros tem um grande costume de deixar tudo para fazer depois.


O que por fim gera desinteresse ou até mesmo desistir da compra. Então, você deve fazer com que o seu cliente tenha um senso de urgência para fechar a compra.


Podemos dizer que está é uma provocação para ação imediata. Veja a seguir um exemplo de gatilho mental:


  • Essa condição de pagamento só vai até às 12h de hoje!

  • É agora ou nunca

  • Estamos com vagas limitadas!


Este é algo muito usado. Para ver outros exemplos, basta entrar em uma landing page, em que você encontra diversos gatilhos mentais de urgência.


Dor X Prazer

Este é um tipo de gatilho importante, pois o ser humano busca fugir das dores e estar sempre próximo ao prazer, com a finalidade de se esquecer dos sofrimentos.


Mas como utilizar este gatilho mental para vender energia fotovoltaica? Pois bem, é importante que você identifique as principais dores daquele cliente e o que faz ele se sentir bem.


Isso é importante para você entender bem qual é a necessidade dos seus consumidores, mas tudo depende de cada produto, serviços, clientes e muito mais.


Uma dica importante é você verificar o que o seu cliente precisa. Em seguida, você deve apresentar soluções e os benefícios que este terá ao comprar o seu produto ou serviço.


Portanto, um bom exemplo é focar na dor do cliente, informar as possíveis soluções e por fim apresentar o seu produto como a principal solução para aquele problema.


O uso de gatilhos mentais é importante para as vendas!

Agora que você entendeu o que são gatilhos mentais, como usá-los, qual é a importância de usar e muito mais, não deixe de usar. São coisas simples, mas que fazem uma grande diferença para as estratégias de marketing e principalmente vendas.


Além disso, ofereça conteúdos de alta qualidade e mantenha presença em ambiente digital. Pois este meio tem se tornado um ótimo local para conversão e vendas de produtos ou serviços.


Se o seu principal objetivo é vender mais, a SolarMarket é uma ótima opção. Por meio dela você consegue gerenciar os pedidos dos seus clientes e se organizar de uma forma mais eficaz.


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