top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Cavichiolo

Dicas para comprar os melhores e mais baratos equipamentos fotovoltaicos - parte 2

Atualizado: 13 de jul. de 2023


Na parte 1 deste material vimos como funciona uma plataforma de automação e de que forma ela pode auxiliar em seus negócios, conhecemos o conceito de compra coletiva e coleta de preço, que garantem os melhores valores ao integrador da SolarMarket. Nessa sequência, falaremos do gerador de proposta com inteligência artificial, que cria propostas comerciais personalizadas, de altíssimo nível e sobre a gestão na compra de equipamentos fotovoltaicos dentro da plataforma. Confira a seguir.




O gerador de proposta com inteligência artificial


A coleta de preço é indispensável para a elaboração de uma proposta. Deixemos de lado aquele sistema antigo de planilhas, quando haviam poucas opções de equipamentos, e também poucos clientes. A procura pela energia solar ainda vai se popularizar, ainda dá tempo para os que estão começando, desde que eles aprendam a ganhar esse tempo através da automação.

Porque sem um sistema automático levaria tempo demais para fazer as múltiplas combinações que a variedade de marcas e modelos do kit solar permite. Com efeito, a pesquisa por inovação faz parte do desenvolvimento da energia solar.

O gerador de proposta produz uma proposta comercial de primeiro nível, além de ser personalizada e disponibilizar a assinatura eletrônica para o cliente. O integrador faz a proposta, que demora cerca de dois minutos, enquanto conversa com o cliente. A inteligência artificial processa os dados do cliente e indica a melhor relação custo-benefício do equipamento conforme a necessidade do contratante.

O gerador acessa o banco de dados onde já está a coleta de preço, escolhe a marca e modelo que melhor atendam aos anseios do cliente, verifica a incidência dos raios solares no local da instalação (muita sombra, mais placas solares), simula o financiamento quando for o caso, envia a proposta ao cliente por email ou WhatsApp, ou imprime, se for necessário. Tudo muito rápido, gerando um ganho de tempo que não tem preço.

A rapidez é tanta que o gerador de proposta chega a impressionar o cliente com a sua tecnologia. Assim, trabalhar com um sistema de gestão por assinatura, ou qualquer outro, que não tenha um gerador de propostas é uma inutilidade. Isso porque a geração da proposta exige cálculos com variáveis, como a incidência de raios solares, por exemplo, que já se encontram no banco de dados da plataforma.


A gestão na compra de equipamentos fotovoltaicos


Entre as dicas para a compra de equipamentos para energia solar não poderíamos esquecer a questão da gestão de seu negócio. De fato, entender a melhor maneira de comprar equipamentos fotovoltaicos é também uma questão de gestão. Aliás, para que haja uma boa gestão é indispensável uma excelente organização, bem como métodos eficientes na execução. Esses requisitos são plenamente alcançados na plataforma SolarMarket.

Embora o cérebro humano seja um órgão de alta capacidade de cálculo, o seu potencial integral não está acessível ao ser humano. Por isso, o homem desenvolveu a inteligência artificial. Com efeito, a máquina realiza cálculos complexos como a elaboração de uma proposta comercial em poucos segundos.

Ainda que esses cálculos envolvam uma série de variáveis, como a diversidade de potência dos painéis e inversores que existem hoje no mercado fotovoltaico, isso não se transforma em um obstáculo para a inteligência artificial. Nesse sentido, uma operação que poderia levar horas tem a sua conclusão em poucos minutos.

Imagine o tempo que o integrador ganha para desenvolver o trabalho de captação de novos clientes. Todo empreendedor sabe como é difícil administrar o tempo no concorrido mundo moderno. Com a automação, as duas operações mais complexas do sistema, que são a compra dos equipamentos e a geração da proposta para o cliente, deixam de exigir o tempo do integrador solar. E a plataforma SolarMarket ainda tem a calculadora solar, eliminando mais um serviço que o integrador teria que fazer pessoalmente, como muitos tiveram que fazer no passado.

Para que uma empresa se torne eficiente e produtiva é preciso que haja uma excelente coordenação entre todos os setores da mesma. Desse modo, a inteligência artificial também age nesse aspecto ao colocar todo o histórico do cliente, as operações de compra, cadastro dos distribuidores, informações sobre a incidência dos raios solares em todo o país, além de informações sobre as companhias distribuidoras de energia que atuam no país.

Outra boa dica sobre a plataforma SolarMarket é que o seu uso é simples e intuitivo. Assim, não é necessária nenhuma habilidade especial em informática para explorar as vantagens que decorrem de sua utilização.

Como resultado dessa simplicidade na operação, mais os benefícios oferecidos, ao assinar a plataforma SolarMarket você não terá alteração nas despesas, mas apenas uma substituição, como demonstraremos a seguir.


O custo da plataforma


Certamente que uma empresa vive de lucro e a SolarMarket não é uma exceção. Contudo, o uso da inteligência artificial visa, sobretudo, aumentar o faturamento com o uso de várias medidas, inclusive a redução das despesas com funcionários, por exemplo. Aliás, como a IA pode executar o serviço de várias pessoas em menos tempo, esse fato causou grande preocupação mundial com o desemprego no início do uso da mesma.

Apesar disso, a IA avançou, se popularizou, e hoje está presente em toda a rotina do ser humano, de forma direta ou indireta, não apenas no aspecto comercial, mas também no pessoal. Esse tipo de fenômeno não é algo contra o qual se lute, principalmente um empresário. A prova é que todos que se manifestaram contra o desenvolvimento da IA foram derrotados, e você, com toda a certeza, não vai querer fazer parte desse grupo.

Portanto, o integrador solar não deve encarar a assinatura do sistema como uma despesa ou um custo a mais, mas como uma porta que se abre para aumentar as suas possibilidades de ganho. Nesse sentido, ao encarar a necessidade urgente de se adequar à nova forma de trabalhar, com o uso de alta tecnologia, a assinatura de uma plataforma de gestão com IA será uma atitude natural, decorrente dessa compreensão.

Assinar uma plataforma de gestão significa ter acesso imediato ao resultado de anos de pesquisa, investimentos e experiência acumulada. Tudo prontinho, fácil de usar, um conjunto de ferramentas que faz praticamente todo o trabalho. Aproveite o seu tempo livre para conquistar outros clientes, além daqueles que a calculadora solar envia para você de forma automática.

Por fim, da mesma forma como a compra dos equipamentos com tabela de preços diferenciada, a redução de funcionários administrativos e a extrema facilidade de acesso e controle de todas as operações, não haverá mesmo despesas a mais no uso da plataforma. Então, é só desfrutar dos benefícios, enquanto começa o planejamento para a expansão do seu negócio.


E a SolarMarket espera participar e contribuir para essa expansão. Explore o nosso site e, sem nenhum compromisso, solicite uma demonstração gratuita, clicando aqui. Descubra como fazer parte desse grupo de mais de 1800 integradores que já usam os recursos da inteligência artificial em suas empresas.



Comments


bottom of page