Saiba o que rolou de mais importante durante os três dias do maior evento sobre energia solar da América Latina e o que pode impactar nos seus negócios!
Entre os dias 27 e 29 de agosto rolou no ExpoCenter Norte em São Paulo a Intersolar South America, em união com outros três congressos que formam o evento The smarter E:
Intersolar South America – O congresso para o setor solar latino-americano
ees South America – O congresso de baterias e sistemas de armazenamento de energia e hidrogênio verde
Eletrotec+EM-Power – O congresso de infraestrutura elétrica e gestão de energia
Power2Drive South America – O congresso de eletromobilidade e infraestrutura de carregamento
Ao todo, estavam reunidos mais de 600 expositores para falar sobre os avanços das energias limpas. Foram também realizadas 14 painéis de debates sobre temas diversos como “Como a energia solar pode ajudar a alcançar as metas ambientais sociais, de governança e de desenvolvimento sustentável para 2030” e “Regulamentação e perspectivas de mercado para a geração distribuída de energia solar fotovoltaica”.
Ao todo, somaram-se 55 mil visitantes ao Congresso nos três dias. Se você não conseguiu acompanhar o evento, integrador, não se preocupe! Preparamos um resumão com os principais temas apresentados e abordados, para você ficar atualizado. Confira a seguir:
Energia solar brasileira e seus recordes
A abertura do evento no dia 27/08 já começou com Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) dando as boas-vindas aos participantes e falando sobre o crescimento da energia fotovoltaica no Brasil.
Em 2023, a capacidade global de geração solar ultrapassou 1,5 TW e a expectativa é que dobre até 2024. Esse crescimento acelerado é impulsionado pela queda nos preços das tecnologias fotovoltaicas e pela diversificação de suas aplicações, como em residências, indústrias e até mesmo em usinas hidrelétricas.
No Brasil, o potencial de crescimento da energia solar é ainda maior. Apesar de já ter um mercado considerável, o país poderia avançar ainda mais na transição energética se contasse com políticas públicas mais robustas e com menos subsídios para fontes fósseis, como frisou Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR. A falta de uma direção clara e de incentivos adequados impede que o Brasil aproveite todo o potencial da energia solar e reduza sua dependência de combustíveis fósseis.
Desafios como a alta taxa de juros e questões fiscais também impactam o setor solar no Brasil. No entanto, a crescente demanda por energia e o surgimento de novas tecnologias, como armazenamento de energia e veículos elétricos, abrem um leque de oportunidades para o crescimento do mercado solar no país.
Finanças em foco na Intersolar 2024!
Chamou a atenção a quantidade de instituições financeiras presentes esse ano na Intersolar, oferecendo boas oportunidades aos integradores. Confira alguns destaques:
BTG Pactual lançou novo programa para integradores, que conta com taxas diferenciadas para aqueles que se destacam no mercado brasileiro
Banco BV trouxe a possibilidade de liberação de créditos para sistemas fotovoltaicos em condomínios.
Santander também marcou presença, trazendo novidades em financiamentos para simplificar o acesso a uma energia mais limpa e renovável
Novos produtos expostos
Entre os destaques nos estandes do evento, temos:
Canadian Solar trouxe em sua instalação dois novos módulos fotovoltaicos, um com potência de até 715 W, idealizado para usinas de solo, e outro que não possui frames de alumínio, trazendo ganho de 2% na geração de energia
Fox ESS apresentou novas baterias que podem ser ligadas em até quatro unidades em paralelo, o que viabiliza um aumento do sistema de forma flexível
UCB Power apresentou novas versões de baterias estacionárias e o UBess Integrated, que possui uma capacidade de armazenamento triplicada
Além disso, a HELTE anunciou sua entrada no mercado de energia por assinatura e para isso pretende estreitar seu relacionamento com os integradores solares. A ideia é que por meio da geração compartilhada eles conquistem 5 mil novos clientes ainda em 2024.
Discussões em destaque na Intersolar 2024
A geração distribuída e compartilhada foram os destaques dos painéis do segundo dia do congresso. Bárbara Rubim, advogada especialista em regulação do setor elétrico e CEO da Bright Strategies, abordou a inversão de fluxo de potência e os benefícios do Programa de Renda Básica Energética, que injetará mais de R$ 12 bilhões na economia nos próximos 25 anos. Já Ricardo Barros, Country Manager da Lightsource bp, enfatizou o crescimento das grandes usinas solares, com previsão de adicionar 104 GW entre 2027 e 2030.
No terceiro dia ainda, a ABSolar trouxe à discussão no evento o trabalho da Comissão de Estudos Especiais para Energia Solar Fotovoltaica da ABNT – CEE-253, coordenada por Rodrigo Sauaia. Foi destacado seu papel na defesa e representação do setor solar em frentes como a ABNT, ANEEL, Ministérios, entre outras.
Esse é apenas um gostinho do que rolou na Intersolar 2024. E se você não quer perder a próxima edição, saiba que já tem data e local: entre 26 e 28 de agosto de 2025 no Expo Center Norte! Já anote na agenda para não deixar de aproveitar!
Kommentare