top of page
Buscar
  • camilalima3

Como vender sistema de energia solar?

Atualizado: 13 de jul. de 2023


Como vender sistema de energia solar (Imagem: SolarMarket)
Como vender sistema de energia solar (Imagem: SolarMarket)

Como vender sistema de energia solar? Saiba que este não é um tipo de venda fácil, assim, é importante usar estratégias e ferramentas para auxiliar nas negociações. Aprenda a seguir, como fazer suas vendas e ter altos lucros.

Sabemos que vender qualquer tipo de produto não é uma tarefa tão simples como imaginamos, mas quando realizada de forma estratégica e planejada, é possível obter altos lucros e principalmente sanar a necessidade dos clientes.

Desse modo, é importante que antes de iniciar o processo de vendas, você entenda o seu produto. Além disso, saber como ele pode ser eficiente para os seus clientes e as principais vantagens que ele pode oferecer. Afinal, você precisa explicar e informar o cliente sobre os produtos que você está vendendo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como vender sistema de energia solar e as principais soluções para que você possa lucrar nesse mercado.

Como ser um vendedor de energia solar de sucesso?

Como vender sistema de energia solar e obter sucesso neste mercado? Esta é uma das dúvidas entre as pessoas que decidem empreender nesse setor. Sendo assim, separamos algumas dicas para que você possa ser um vendedor de sucesso. Veja a seguir:

Contar com uma boa argumentação técnica

O sistema de energia solar ainda é algo recente no mercado. Além disso, é um ambiente um pouco distante para os consumidores.

É importante que o vendedor saiba tirar todas as dúvidas dos seus clientes, abordando com eficiência todos os benefícios que o produto oferece. Ainda, é necessário desmistificar alguns pensamentos já formados sobre a energia solar.

Então, estar preparado com uma boa argumentação técnica e saber apresentar o produto ao cliente são fatores essenciais para que você possa ter sucesso nas vendas.

Habilidades de negociações

Estamos cientes que saber apenas as informações técnicas não é o bastante para realizar vendas. Afinal, é importante que o vendedor também tenha habilidades para negociar.

Não basta saber como vender sistema de energia solar, é necessário que o empreendedor saiba e tenha habilidade de vendas e negociações para convencer o cliente a fazer uma boa compra e ter resultados positivos.

Ter resiliência e criatividade

O mercado de energia solar não é tão simples como vender um pacote de arroz, por exemplo. Ele exige uma boa explicação do vendedor, sem contar que é um produto recente para a sociedade, fazendo com que diversas pessoas ainda tenham um pouco de receio.

Sendo assim, ter resiliência é essencial. Você terá que suportar muitos “nãos” para chegar a uma resposta positiva. Você, como empreendedor, deve estar totalmente preparado para receber muitas respostas negativas.

Para atuar neste ramo, é importante que você use a sua criatividade para explorar novas possibilidades que podem aparecer pelo caminho. A inovação e a criatividade, além das informações técnicas de convencimento, cativam os clientes, fazendo com que eles se interessem pelo seu produto.

Como fazer projetos de sistemas fotovoltaicos?

Conhecer a tecnologia e saber como o sistema fotovoltaico é construído são fatos essenciais para vender estes projetos. O projetor deste sistema precisa saber fazer os cálculos e estimativas de retorno financeiro para o consumidor.

Além de saber como vender sistema de energia solar, é importante ressaltar que existem cursos e treinamentos que ajudam na criação destes projetos. Para você que está em busca de como projetá-los, separamos algumas etapas sobre a projeção destes sistemas.

Etapa 1: cálculo de dimensionamento

Para que este projeto tenha sucesso, é importante que você consiga captar radiação solar para transformá-la em energia elétrica. Pois bem, a etapa inicial é fazer o cálculo de dimensionamento. Ou seja, saber calcular o rendimento de energia para cada instalação. Sendo assim, é importante que o projetor faça:

  • Estimativa da energia a ser produzida pelo sistema, de acordo com a radiação do local em que foi instalado;

  • Determinar a potência;

  • Saber a tensão;

  • Definir os módulos que precisam fazer parte do sistema.

Saber os componentes do sistema fotovoltaico também é essencial para a criação do projeto.

Etapa 2: inspeção técnica

Este é o momento de começar as instalações dos equipamentos na residência. Ou seja, é o momento de colocar as estruturas de suporte, entre outras. A fixação pode variar de acordo com as características do telhado da residência.

Também é importante fazer a inspeção para identificar alguns dados importantes:

  • Incidência solar e orientação do telhado;

  • Os módulos devem ficar fixados na parte Norte;

  • Ver se existe possibilidade de sombra no telhado;

  • Identificar incidências de sombras no telhado;

  • Saber qual é o tipo de ligação elétrica da residência.

Estas informações são essenciais para que o projetor faça o projeto de sistema fotovoltaico em uma residência ou empresa.

Etapa 3: finalização do dimensionamento

Nesta etapa, o projetor já deve estar com diversos dados registrados no projeto e também deve fazer alguns levantamentos:

  • Do consumo médio anual de energia elétrica da residência;

  • Quanto de energia é necessário produzir para este projeto;

  • Espaço físico, localização e também a orientação dos módulos;

  • Quantidade de módulos, arranjos, entre outros.

Além das etapas mencionadas, existem diversos detalhes, cálculos, entre outras coisas que devem ser analisadas.

Este foi um breve resumo de como funciona a projeção de um sistema fotovoltaico. Se você deseja saber como vender sistema de energia solar e também projetar, é importante se especializar no assunto.



Melhore seu processo de vendas

Evoluir é algo importante para qualquer pessoa, independente da sua profissão. Mas quando levamos isso para o setor de vendas, é essencial que você melhore o seu processo de vendas.

É importante que você faça cursos, se especialize cada vez mais na sua área e crie habilidades de negociações, argumentações e de vendas.

Uma dica importante é que você trace o perfil dos seus clientes. Isso mesmo, para vender bem é importante conhecer o seu cliente e as necessidades dele.

Além disso, é importante que você busque por softwares e plataformas que ajudem na prospecção destes clientes.

A SolarMarket é uma dessas plataformas, especializada em automação para empresas que vendem energia solar, mais conhecidas como integradores solares. Ela oferece um website com simulador de ganhos financeiros que o seu cliente irá obter, ajudando também na sua prospecção de clientes de energia solar.

Se você pretende entrar nesse mercado, deve saber que a SolarMarket possibilita o dimensionamento automático dos sistemas de energia solar para que você possa atender seus clientes com maior facilidade, sem precisar ser um especialista.

Faça a implementação de um sistema pós-venda!

Agora que você já sabe como vender sistema de energia solar, saiba que o processo de venda não termina quando você entrega o produto ao cliente. Muito pelo contrário, você deve investir no pós-venda.

Para o pós-venda é importante que você entre em contato com o cliente, pergunte sobre a sua experiência com o projeto. Ou seja, saber o que o cliente achou do seu trabalho, sobre o produto oferecido e se ele tem alguma sugestão de melhoria.

Além disso, é importante verificar se o sistema precisa de alguma limpeza ou manutenção.

Este processo de pós-venda é importante para que o cliente fique ainda mais satisfeito com o seu produto. Além disso, ele pode indicar o seu serviço com facilidade para outras pessoas.


64 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page