top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiana Salgado

Como calcular dimensionamento de energia solar?

Atualizado: 13 de jul. de 2023

Quer saber como calcular o dimensionamento de energia solar visando a geração de energia? Nós vamos ajudar você.

Com as atuais fontes de energia provocando o colapso do planeta, o mundo finalmente se rendeu à extrema necessidade de utilizar energia limpa e renovável. Nesse sentido, espalham-se pelo país as instalações de energia, tanto eólica quanto solar. Contudo, a energia solar é a que mais cresce, e, por isso, vamos tratar neste texto, como calcular o dimensionamento de energia solar.


O uso da energia fotovoltaica pode gerar uma economia de 95% na despesa mensal com eletricidade. Portanto, mais uma boa razão, além da ambiental, para a população ir se adaptando ao uso dessa nova maneira de produzir eletricidade. Aliás, a energia solar não é tão nova no mundo, apenas no Brasil.

O que é o dimensionamento de energia solar

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a forma de dimensionar um sistema fotovoltaico evoluiu bastante nos últimos anos. Isso aconteceu em função de novos equipamentos, que são capazes de proporcionar um melhor aproveitamento da luz solar, assim como de compensar os horários em que o sistema fica à sombra. Tudo isso otimiza a irradiação solar.

Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que regulamenta e fiscaliza o sistema energético brasileiro, tem mudado as regras, possibilitando a criação de centrais com maior capacidade de produção, por exemplo.

Assim, a forma mais atual e precisa de fazer o dimensionamento de energia solar é com o uso de uma das diversas plataformas que surgiram no rastro do crescimento do mercado de energia solar. Isso porque, com a variedade de capacidade que os painéis solares apresentam, com a criação do microinversor, bem como de outros equipamentos que potencializam a produção e com o surgimento de vários novos distribuidores do Kit Solar, continuar fazendo cálculos como no passado é dar oportunidade ao erro.

Desse modo, você, que deseja crescer como integrador solar, não pode participar de um sistema que usa inteligência artificial e automação, se tiver munido de uma calculadora e várias planilhas. Afinal, dimensionar uma estação produtora de energia indica a necessidade de um cálculo perfeito, com baixa, ou nenhuma, possibilidade de erro.

Como se faz o cálculo

Em uma plataforma como a SolarMarket, por exemplo, o cálculo de dimensionamento de energia solar fica pronto quase instantaneamente. Antes de mais nada, é preciso inserir as informações sobre o local de instalação do painel solar. O sistema já possui os dados de incidência dos raios solares em todo o país.

Em seguida, coloca-se a quantidade de energia que se deseja produzir. Caso o local já use eletricidade da rede, a fatura mensal vai ajudar a determinar quanto o imóvel gasta de energia por mês. Contudo, a fatura serve apenas de referência, já que é possível instalar uma capacidade maior, prevendo uma futura expansão, tanto do imóvel quanto do consumo.

O dimensionamento de energia solar visa oferecer de forma correta, quantos painéis e inversores serão necessários para produzir a quantidade de energia que se deseja. Entretanto, com a multiplicidade de painéis fotovoltaicos e inversores existentes, é possível dimensionar de uma maneira personalizada.

O sistema oferece várias combinações de equipamentos, sempre em busca de uma solução que atenda aos anseios de seu cliente, bem como à sua capacidade financeira.

Ademais, é possível oferecer ao cliente não apenas um dimensionamento, mas também uma proposta definitiva que leva em consideração os custos com o projeto, mão de obra de instalação, despesas de financiamento, custos de equipamentos, enfim, todos os itens que possam gerar uma despesa relacionada ao sistema de energia solar.

Quanto custa um sistema de produção de energia fotovoltaica


Determinar o valor exato de um sistema fotovoltaico só é possível após chegar ao dimensionamento da energia solar. De fato, apenas com as informações dos equipamentos necessários para produzir a energia é que se pode pensar no custo total, que inclui outras despesas.

Mesmo que se considere apenas os equipamentos, a quantidade de placas e a instalação dos painéis solares, ainda é difícil dizer o total de forma imediata. Um dos motivos é que, ao comprar os equipamentos através de uma plataforma de automação como a da SolarMarket, que tem mais de 1800 integradores, o preço pode ser bem menor.

Assim, a compra coletiva de equipamentos é uma grande vantagem que as empresas oferecem ao integrador solar, para que aumentem os seus lucros. Veja aqui quanto pode ganhar um integrador solar.

Como você pode ver, o dimensionamento de energia solar está sujeito a muitas variáveis. No entanto, em uma estimativa para julho de 2022, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) calcula em cerca de vinte mil reais o custo para uma residência com três a quatro pessoas.

Energia solar: um negócio rentável

Muitos profissionais do setor elétrico estão migrando para se tornar um integrador solar, seja autônomo, ou como contratado por uma das pequenas ou grandes empresas que atuam no setor. Só para ilustrar, apenas a SolarMarket, que não para de crescer, conta com mais de 1800 integradores, como vimos anteriormente.

Então, o dimensionamento de energia solar é apenas uma das muitas questões que envolvem o crescente mercado de energia fotovoltaica. Mas existem outros fatores. Decerto que esta forma de dimensionar deve ficar em constante evolução, de maneira idêntica ao que ocorre com a forma de produzir energia.

Logo, ao tornar o dimensionamento fotovoltaico uma tarefa simples e rápida, empresas como a SolarMarket abriram o caminho para que novos integradores possam aderir ao sistema. Para facilitar, não apenas o dimensionamento, como também a compra dos equipamentos, essas empresas atuam em sintonia com os maiores distribuidores de Kit Solar.

Considerações finais

O caminho da energia solar está aberto aos que têm visão empresarial, que conseguem ver as oportunidades antes que desapareçam. Certamente que nesse caso vai demorar, porque estamos ainda no início da exploração de um setor de importância vital para a economia.

Os principais desafios em um negócio são os iniciais, e esses já foram transpostos pelos pioneiros. Além disso, o setor de energia solar surge como uma esperança para adiar o colapso da situação climática mundial, e, por isso, deve receber muito dinheiro para pesquisa e desenvolvimento de equipamentos, assim como financiamentos para a compra e instalação dos projetos fotovoltaicos.

Nesse sentido, os que estão agora despertando o interesse para o setor fotovoltaico, não terão mais preocupação de errar ao realizar um dimensionamento de energia solar. Como resultado de uma adesão ao sistema automatizado da SolarMarket, por exemplo, o seu esforço pode se concentrar na captação e atendimento a novos clientes.

86 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page