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Foto do escritorFabiana Salgado

Clientes de energia solar: B2B ou B2C?

Uma das dificuldades de uma empresa em formação, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é definir, de forma mais específica possível, mesmo que depois haja uma expansão, o público que irá comprar seus produtos ou serviços.


Nesse sentido, como a realidade do mercado em geral, e especialmente o da energia solar, está usando termos globalizados, é necessário saber quais serão os seus clientes de energia solar.


Isso significa entender se você irá direcionar a ação para B2B ou B2C. A boa notícia é que ao trabalhar nesse setor, a sua empresa poderá atender os dois segmentos. Então, antes de tudo, é bom revisar o significado desses dois termos criado pelo mundo dos negócios, a partir do idioma inglês.


Significado de B2B e B2C


O termo B2B é uma redução de Business-to-Business e expressa uma relação comercial de empresa para empresa. Ou seja, a negociação será entre duas pessoas jurídicas. Assim, você irá vender aos clientes de energia solar como supermercados, condomínios e indústrias, por exemplo.


Por outro lado, B2C se traduz como Business-to-Customer e indica que a venda será para o consumidor final, pessoa física. Portanto, o alvo serão os consumidores residenciais, tanto nos grandes centros quanto em áreas rurais. Outro ponto de grande interesse no B2B é que, ainda que o cliente seja uma empresa, ela também será um consumidor final, a menos que pretenda instalar uma usina de grande porte para vender a energia.


Esse simples detalhe serve para que você tenha uma ideia, ainda que reduzida, da enorme dimensão do universo de potenciais clientes de energia solar, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.


Além disso, conhecer a diferença entre os dois pode indicar se você vai se dedicar a um só grupo ou aos dois. Certamente que essa decisão dependerá da sua capacidade de atendimento e planejamento.


Aliás, um CRM com a qualidade e diversidade de funcionalidades como o da SolarMarket, por exemplo, pode facilitar as operações, não apenas de vendas, mas também de dimensionamento e geração de propostas, já que você não terá dificuldades em atuar nos dois segmentos de clientes de energia solar.


Setor com maior número de clientes de energia solar


Conforme matéria da CNN Brasil, em 2021 o Brasil atingiu a marca de um milhão de consumidores que produzem a própria energia solar. Ainda de acordo com a CNN, as residências lideram o consumo, com 76,6% das usinas solares em operação, enquanto a indústria aparece com 2,1%.


Por sua vez, os produtores rurais, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, ficam com 7,6% do total. Além disso, empresas de comércio e serviços detêm 13,4%. Contudo, a parte mais importante dessa notícia para você, integrador solar, é que a soma de todos esses números representa apenas 1% de toda energia elétrica que o país produz. Em outras palavras, o negócio está apenas começando.


Como resultado da grande expansão que o setor experimenta a cada ano, é de se esperar que os clientes de energia solar se tornem sempre mais diversificados. Com efeito, o valor da conta de energia não para de subir, enquanto o custo de instalação de painéis solares tem caído bastante desde que se instalou o primeiro em 2011.


Ademais, com a crescente preocupação ambiental, não apenas no Brasil, tem-se uma conjuntura totalmente a favor do integrador solar, que deve durar muitos anos, principalmente para aqueles que são perseverantes e dedicados como você.


Desse modo, a tendência de crescimento indica a necessidade do uso de uma plataforma de gerenciamento que também seja expansível e que possa atender todas as exigências das mais variadas categorias de clientes, tanto B2B quanto B2C. Por isso, na SolarMarket, você pode até começar pequeno, mas tendo as condições indispensáveis para que logo se torne grande.


Como atrair clientes para o seu negócio


Para atrair os primeiros clientes o melhor caminho é, sem dúvida, a publicidade. Contudo, para fidelizar esses clientes, assim como para transformá-los em divulgadores da sua empresa, o método ideal, além de um atendimento primoroso, é oferecer uma qualidade de excelência no produto e serviço.


Portanto, a união desses dois procedimentos fará com que os seus clientes de energia solar levem a sua empresa para familiares e amigos. Afinal, fazer uma recomendação dessa natureza é uma atitude natural para as pessoas.


Você precisa mostrar que tem capacidade, tanto pessoal quanto profissional, para oferecer a melhor solução que atenda aos anseios e expectativas do seu cliente, e a SolarMarket pode ajudá-lo nisso também, como você verá a seguir.


Em primeiro lugar, a SolarMarket preza esses conceitos de respeito e dedicação ao cliente, como comprovam os mais de 1800 integradores de energia solar associados à plataforma. Em segundo lugar, ao se tornar um parceiro da SolarMarket você vai aderir a um sistema de automação. Esse sistema fará, em pouco tempo, um trabalho que levaria horas para um colaborador, ou você mesmo, executar.


Como resultado, haverá muito mais tempo para estreitar e aperfeiçoar as relações com os seus clientes. Na verdade, com a adesão ao sistema da SolarMarket, conseguir e manter os seus clientes de energia solar será a sua principal, e mais prazerosa atividade.


Conclusão sobre clientes de energia solar


O mercado de energia solar está em livre expansão, com a certeza de que continuará assim por um longo tempo. Logo, você ainda pode se considerar um pioneiro no ramo. Então, não deixe passar essa oportunidade de entrar em um dos mais promissores e rentáveis negócios da atualidade.


Os clientes de energia solar são todas as pessoas, e a SolarMarket sabe muito bem disso. Por isso, criou um sistema de gestão, dimensionamento do sistema, integração com os principais distribuidores do Kit Solar (conjunto de componentes que inclui os painéis e o inversor), elaboração de propostas, enfim, tudo que você precisa para sanar todas as dificuldades que poderiam surgir, tanto para gestão quanto para o trabalho técnico.


A plataforma SolarMarket segue os padrões que vão dominar, se já não dominam, o mundo dos negócios. Esses padrões têm uma origem em dois pontos fundamentais na atualidade: a automação e a inteligência artificial. Você precisa acreditar que esses dois termos não são mais histórias de ficção científica.


Assim, ignorar a possibilidade de implantação de um sistema com essas características em sua empresa, pode significar um grande atraso na disputa entre os que estão na busca pelos clientes de energia solar.

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